fbpx
 

RPA - Robotic Process Automation (Automatização de Processos)

Março 3, 2021by Magma30

RPA  – Você sente seu emprego ameaçado por um robô?

O avanço da tecnologia pode ser visto como uma evolução muito benéfica e facilitadora conquistada pela humanidade, mas também pode despertar certos receios  e medos nas pessoas.

Provavelmente você já ouviu o discurso de que a inteligência artificial e os processos robotizados substituirão os humanos no trabalho, causando um grande déficit de empregos, ou que alguns cargos de hoje, deixarão de existir num futuro não muito distante. No artigo de hoje vamos falar sobre um recurso cada vez mais presente nos dias atuais, o Robotic Process Automation (Automatização de Processos), e que ainda causa polêmicas quanto as suas vantagens e contribuição para a nossa vida.

O RPA, ou Robotic Process Automation é um conjunto de soluções de automação que substitui as tarefas consideradas repetitivas, que não demandam tomadas de decisões, e, muitas vezes, são pouco importantes na rotina do trabalho como um todo.

Quando aplicado no setor de TI, por exemplo, ele pode realizar tarefas como reset de senha de usuário que, anteriormente, teria que abrir um chamado técnico para a equipe de TI, aguardar que algum operador da área executasse as análises necessárias e em sequência resetasse a senha e respondesse o chamado com o feedback da tarefa realizada, para finalmente fazer a tentativa de login e troca de senha.

Acreditamos que processos como esse acima, podem durar horas para serem resolvidos e com isso o usuário solicitante, muitas das vezes têm a sua produtividade comprometida.

Existem inúmeras possibilidades quando falamos de Automatização de tarefas, pois cada empresa, embora possuam estruturas similares, diferem na sua dinâmica de trabalho e naturalmente, têm necessidades diferentes, por isso são únicas!

Veja mais alguns exemplos que processos que podem ser automatizados com o RPA:
    • Conceder acesso ao servidor de arquivos.
    • Revogar acesso ao servidor de arquivos.
    • Criar email.
    • Remover email.
    • Conceder acesso de sistema proprietário.
    • Revogar acesso de sistema proprietário.
    • Admitir funcionário.
    • Demitir funcionário.
    • Solicitar novo equipamento.
    • Abrir chamado técnico.
    • Consultar chamado técnico.
    • Realizar perguntas (faq).
    • Realizar tarefas administrativas (Active Directory, SQL Server, etc).

Sabendo de todas essas possibilidades, você se identificou com alguma dessas dores no seu ambiente de trabalho? Não seria maravilhoso se ao invés de se ocupar com tarefas repetitivas, que tomam grande parte da sua jornada, você pudesse colocar um substituto que faria tudo exatamente como foi programado por você mesmo?

É por isso que nós da Magma3 entendemos que a automatização dos processos não é uma ameaça aos empregos das pessoas e sim um aliado, que melhora a produtividade e a qualidade de vida. E, embora, a tecnologia substitua algumas funções, novas necessidades e novos cargos serão criados!

Ao adotar uma ferramenta de RPA, uma empresa libera suas mentes criativas para que possam fazer exatamente aquilo que todo empresário espera de sua equipe: desenvolver novas soluções e enfrentar problemas que prejudicam o bom andamento e saúde da empresa.

É fundamental olhar para frente e enxergar a tecnologia como uma aliada, pois afinal, fomos nós humanos que a desenvolvemos para o nosso próprio benefício!

Quer saber como automatizar os seus processos? Entre em contato com os nossos consultores e saiba como se beneficiar ainda mais do avanço tecnológico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *