fbpx
 

Inventário de TI Para o Crescimento de Uma Empresa

Janeiro 26, 2021by Magma30

A importância do setor de tecnologia da informação para o crescimento de uma empresa.

Os acontecimentos do último ano demandaram maior envolvimento dos colaboradores como um todo com a tecnologia da informação, e colocaram em voga a importância do Controle do Inventário de TI para o bom andamento das empresas e, consequentemente, para o crescimento delas.

Você, profissional da área de TI, sentiu isso na pele, e, certamente, sabe o quão importante é o seu trabalho! Neste artigo vamos destacar alguns pontos fundamentais sobre o trabalho desenvolvido pelo setor de TI e como ele contribui para o crescimento de uma organização:

Como já abordamos diversas vezes em outros artigos, um bom inventário de TI é o primeiro passo para uma empresa ter condições de crescer, aqui compreende-se:

Organização

Saber quantas máquinas existem dentro do parque e aonde elas se encontram faz parte da organização e controle dos ativos e auxilia na redução e otimização dos custos, evitando compras desnecessárias e extravios dos hardwares.

Controle dos ativos

Também entendemos por ativo os usuários dos hardwares, pois eles estão dentro do parque, interagindo com as máquinas, podem modifica-las, e às vezes, por uma questão de mal uso da rede, podem danificar os computadores e até permitir alguma invasão de vírus na sua empresa.

Segurança

Um inventário de TI atualizado e monitorado em tempo real apontará todos os softwares instalados nas máquinas. Isso aumenta a segurança do seu parque, auxiliando a equipe de TI a identificar softwares maliciosos e possibilitará uma pronta intervenção evitando que contaminem toda a rede.

Como podemos tornar o trabalho do time de Tecnologia da informação ainda mais valoroso e eficiente?

Além dos pontos básicos que falamos anteriormente, o setor de TI pode contribuir ainda mais com o sucesso de uma empresa. Funciona como uma via de mão dupla; otimizando o trabalho da equipe de TI, ela poderá entregar resultados com muito mais relevância para os outros setores da organização, e se preocupar com o que realmente importa! Aqui vão algumas oportunidades de melhoria que trabalhamos:

  • Redução de chamados técnicos

    Mantendo o ambiente de TI em conformidade, podemos reduzir os chamados técnicos. Pois máquinas bem conservadas e monitoradas, geralmente causam menos problemas.

  • Otimização do tempo

    Com a redução de chamados técnicos para atender, a equipe de TI fica mais livre para trabalhar em outras atividades, que demorariam mais tempo para realizar.

  • Auditoria dos usuários

    Os profissionais de TI possuem acesso a diversas informações dos usuários, carregando, portanto, dados tão sensíveis quanto importantes para a empresa. Quando falamos de auditar processo de colaboradores, destaco os principais pontos de análise:

  1. Instalação de software não permitidos (licenciamento)
  2. Acessos a sites não permitidos (bloqueios)
  3. E até monitoramento do tempo total de utilização diária dos computadores, excesso de horas trabalhadas ou jornada de trabalho reduzida.

As informações dos usuários são úteis tanto para o setor de TI quanto para o setor de Gestão de pessoas. Pois contém em suma, todo o perfil de execução das tarefas pelo colaborador, e identificando o perfil de trabalho dos colaboradores, é possível, por exemplo, ajustar funções e distribuir tarefas.

  • Redução de multas: A não conformidade com a LGPD, como o vazamento de dados de funcionários, pode gerar multas de 2% da receita local de uma empresa e o Setor de tecnologia da informação tem um papel fundamental na estratégia de proteção de dados para cumprimento da LGPD. Mais informações aqui.

Foi pensando no trabalho do setor de tecnologia da informação que a Magma3 desenvolveu o Force1 e, recentemente incorporou recursos novos à ferramenta para tornar o dia-a-dia da TI mais proveitoso, destacando ainda mais a sua importância dentro das empresas. Saiba mais aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *