De maneira geral, um ativo de TI é a informação relacionada ao usuário, sistema ou hardware pertencente à empresa e que são usados no decorrer das atividades empresariais.
As principais classes de ativos são hardware, software e usuários, que são agrupadas e recebem o nome de inventário.
Dentro dessas classes de inventário, podem ser criadas outras classes, de acordo com o quão rigoroso a empresa deseja que seu inventário seja e uma das obrigações mais fundamentais da equipe de Tecnologia da Informação é a criação e Gestão do Inventário de TI, elaborada a partir de ativos de TI (hardware, software e usuários).
Essa gestão envolve coletar e realizar um inventário desses ativos considerador de TI.
Com um controle rígido, ocorre um aproveitamento mais eficiente dos recursos, que elimina desperdícios, gastos futuros e aumenta a eficiência. Um exemplo disso é o acompanhamento do ciclo de vida dos softwares. E a função da gestão de ativos não permitir que licenças expirem, que serviços na nuvem não sejam renovados e que versões obsoletas de softwares continuem sendo usadas.
Nesse cenário, podemos ilustrar a seguinte situação. Caso exista a necessidade de compra de novas licenças, uma consulta ao inventário de software permitirá analisar quantas licenças estão ociosas.
Nesse caso, a TI pode adquirir apenas a diferença, economizando e otimizando o uso de software. Isso também é válido para hardwares ociosos.
Pela sua complexidade, uma gestão de inventário com qualidade é realizada por meio de softwares especializados. A Solução Force1 consegue agregar novos ativos de forma autônoma, manter controle sobre o ciclo de vida de todos os ativos e gerar relatórios elaborados sobre isso.
Contudo, uma boa gestão de ativos só é possível com a colaboração de toda equipe e principalmente com a utilização de um software de Inventário de TI.
Poderíamos falar horas sobre inventário e conformidade de software e hardware para você. Como dissemos, são pelo menos 30 inventários e que são facilmente visíveis quando se começa a utilizar o sistema, e que vão crescendo conforme as necessidades dos clientes, ou seja, poderemos incluir novos inventários para atender a sua demanda.