fbpx
 

Automatizar ações nas máquinas dos colaboradores em home office

Março 23, 2021by Magma30

Como automatizar ações nas máquinas dos colaboradores em home office?

Nós imaginamos que você já tenha feito essa pergunta ao menos uma vez desde que os colaboradores tiveram que migrar da empresa para as suas casas.

A adaptação repentina dos colaboradores ao teletrabalho, caiu, em grande parte, no colo da tecnologia da informação e, junto à correria para entregar máquinas em condições para sair do ambiente controlado do seu parque, algumas dúvidas e inseguranças orbitaram ou ainda orbitam a mente do time de Ti.

Demandas como instalação de softwares, troca de papel de parede, criação de atalhos na área de trabalho, scripts de segurança, entre outras, podem ser comuns, porém se tornam um pouco trabalhosas quando as máquinas não estão dentro da rede ou do Active Directory.

Além dessas demandas, não se deve descuidar da segurança da informação, pois, apesar das máquinas estarem fora do ambiente corporativo, elas continuam trabalhando com dados internos da empresa, que muitas vezes, são confidenciais e estão sob responsabilidade da organização. Por isso, instalação de software como antivírus e atualização de sistema operacional nos computadores são essenciais para manter esses dados em segurança.

Para facilitar a vida do time de TI, existem soluções em nuvem que conseguem executar ações como as que citamos, e, também, permitem a criação de scripts. Scripts nada mais são do que “roteiros” seguidos por sistemas computacionais, que processam a linguagem utilizada, e transformam numa ação, oferecendo:

    • Mais autonomia ao administrador do sistema, criando sua própria biblioteca de códigos e ações.
    • Realização de ações emergenciais de forma rápida
    • Eliminar a realização de tarefas repetitivas e trabalhosas
Como Criar um script

Para criar um script, é necessário selecionar uma linguagem específica. É um tipo de linguagem de computador, que você pode utilizar para dar instruções a outros softwares como servidores, aplicativos e navegadores. Listamos abaixo algumas das mais utilizadas:

  1. JavaScript/ECMAScript
  2. PHP
  3. Python
  4. Ruby
  5. Groovy
  6. Perl
  7. Lua
  8. Bash
  9. PowerShell

Após definir a linguagem que será utilizada, você deve criar o código com as instruções a serem lidas e executadas por um sistema.

 Nós sabemos que o assunto abordado neste artigo é, muitas vezes, algo visto como complicado pelos profissionais de TI. Porém, existem diversas documentações disponíveis na Web que podem auxiliar na criação de um script.

Para a execução de scripts fora da sua rede, recomendamos ferramentas em nuvem como o Force1. A nossa solução conta com a funcionalidade “script customizado” para computadores e para usuários:

O Force1 utiliza um a linguagem simples, denominada .BAT, que são arquivos de lote que armazenam diversas instruções para serem executadas pelo Windows.

Possibilitando a execução automatizada de qualquer tarefa em todo o seu parque.

Veja um exemplo de um script criado para a instalação de um antivírus de maneira silenciosa:

Por fim, uma execução de um script, automatiza um processo que pode demorar meses ou anos se forem executados de forma manual.

 

Para saber mais, entre em contato com os nossos consultores.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *