5 Problemas de Segurança que o Sistema de Inventário de TI Resolve

Confira nossos ultimos posts no Instagram!

Magma3

5 Problemas de Segurança que o Sistema de Inventário de TI Resolve

Especialistas em segurança do mundo todo acreditam que, nos próximos anos, as empresas testemunharão a adoção de métodos cada vez mais sofisticados pelos cibercriminosos.

E quem não começar a modernizar a sua segurança, acabará ficando refém deles e pagando muito caro por isso.

E uma das formas de modernizar a segurança é utilizando um software de gestão de ativos de TI.

A seguir, mostramos 5 problemas de segurança críticos que um sistema de inventário de TI eficiente consegue resolver:

 

1. Instalação não autorizada de softwares

Em muitas empresas, os colaboradores instalam softwares nos dispositivos sem a autorização do gestor de TI.

Essa prática coloca em risco a segurança do ambiente empresarial, já que esses softwares podem ter sido baixados de sites não confiáveis e ser maliciosos.

O software de gestão de ativos de TI pode detectar os softwares não autorizados, impedir a sua instalação e notificar os gestores acerca do ocorrido.

Assim, o ambiente corporativo é blindado contra essa prática que cresce a cada dia.

 

2. Não atualização de softwares e sistemas operacionais

Constantemente, os fornecedores de softwares e sistemas operacionais lançam atualizações, que os melhoram e os tornam mais seguros.

Mas em muitas empresas, a equipe de TI não baixa e instala essas atualizações, seja por falta de tempo, seja por esquecimento.

E isso também coloca em risco a segurança da empresa.

O software de inventário de TI também resolve esse problema. Ele detecta as atualizações que precisam ser feitas e as instala nos dispositivos automaticamente, sem que o time de TI precise se preocupar com isso.

Essa instalação das atualizações de forma automática é importante principalmente para empresas que possuem uma grande quantidade de dispositivos.

 

3. Utilização de dispositivos não autorizados

Outra prática que coloca em risco a segurança da empresa é a inserção de dispositivos móveis, Pen Drives, HDs portáteis, etc, em seus computadores.

Se eles estiverem infectados, certamente afetarão a segurança do ambiente empresarial e causarão grandes prejuízos.

O sistema de gestão de inventário de TI também poderá auditar a inserção de dispositivos móveis e de armazenamento externo pelos colaboradores.

 

4. Configurações inadequadas

Determinadas configurações em sistemas operacionais, softwares e antivírus podem evitar grandes incidentes de segurança.

O sistema de inventário de TI aplica em todos os ativos as configurações adequadas e os monitora constantemente para ver se elas não foram alteradas.

Assim, ele consegue manter tudo devidamente configurado.

 

5. Colaboradores mal orientados acerca da segurança

Todos os colaboradores da empresa, independentemente do departamento em que atuam, devem ser orientados acerca das melhores práticas de segurança.

Se isso não acontecer, incidentes surgirão a todo momento.

O software de gestão de ativos TI também pode ajudar nisso. Ele permite a criação de campanhas informativas que são exibidas aos colaboradores por meio de Pop-ups do sistema operacional.

É possível exibir uma campanha orientando acerca da importância de não instalar softwares não autorizados nem inserir dispositivos de armazenamento externo nos computadores, por exemplo.

Em muitas empresas, os incidentes acontecem simplesmente porque os profissionais não são orientados acerca das boas práticas de segurança.

Com essas campanhas informativas lançadas de forma constante, os colaboradores ficam mais atentos e menos propensos a realizarem uma má prática que pode colocar em risco a proteção do ambiente empresarial.

 

Viu só quantos problemas de segurança o sistema de inventário de TI consegue resolver? Então fale com os consultores e comece a resolvê-los o quanto antes!

Confira mais dicas para sua Tranformação