5 boas razões para sua empresa sempre adquirir softwares licenciados

Magma3

5 boas razões para sua empresa sempre adquirir softwares licenciados

Quando uma pessoa vai a uma livraria e compra um livro de seu ator preferido, ela não está adquirindo a propriedade intelectual da obra, mas sim obtendo o direito de usá-la. E assim com os livros, os softwares corporativos também são considerados propriedades intelectuais, que podem ser adquiridos pelas organizações através da compra de licenças. Estas são muitos importantes tanto para quem as vende como para quem as compra.

Para os fabricantes, as licenças de software garantem a receita necessária para eles continuarem desenvolvendo novas tecnologias. Já para as empresas, as licenças adquiridas asseguram a integridade do software e também a prestação de suporte por parte das fabricantes. No post de hoje, lhe mostraremos algumas razões pelas quais a sua empresa deve sempre adquirir softwares licenciados. Não deixe de conferir:

Cinco razões para sua empresa adquirir softwares licenciados

1. O seu negócio não estará violando a lei

Segundo o artigo 12 da Lei 9.609/98, a violação de direitos autorais de programas de computador é considerada um crime. As pessoas sejam elas físicas ou jurídicas, que violarem esses direitos podem ser detidas por seis meses a dois anos ou obrigadas a pagarem uma multa. Mas um software devidamente licenciado protege a empresa e seus responsáveis e evita que eles sejam punidos por essa lei.

2. A sua equipe poderá utilizar ferramentas confiáveis

Para ser considerado ‘confiável’, um software precisa passar pelo processo de homologação. Este consiste em submeter o sistema a uma série de testes. Se ele estiver funcionando corretamente e não apresentar quaisquer falhas que possa comprometer a segurança da empresa que o utilizar, ganhará um ‘selo de garantia’ do fornecedor. Se o software não possui esta garantia, ele não é licenciado e tampouco confiável.

3. O seu ambiente empresarial não será infectado por uma ameaça

Softwares que não são licenciados não possuem a garantia do fornecedor. Logo, não são autênticos e confiáveis, e podem colocar em risco a segurança do ambiente corporativo das empresas. Isso porque os ‘fabricantes’ (ou, neste caso, os cibercriminosos que fraudaram o software) podem esconder uma ameaça no sistema. E se ela conseguir se disseminar pela infraestrutura, acabará comprometendo todos os dados e ativos de TI da organização.

4. A sua área de TI poderá obter o suporte do fabricante

Apenas empresas que adquirem softwares licenciados podem contar com o apoio especializado de seus fabricantes. Alguns gestores de TI acham que esse suporte não é necessário. Mas a verdade é que o apoio prestado pelos fornecedores é fundamental para o software ser implementado corretamente no ambiente empresarial e para a equipe da organização saber utilizá-lo corretamente.

5. A credibilidade da sua marca será melhorada

Clientes, parceiros e fornecedores não querem estabelecer relações com empresas que possuem softwares não licenciados, pois sabem que isto poderá comprometer o seu negócio. Organizações que adquirem sistemas licenciados ganham mais credibilidade no mercado e, consequentemente, conseguem conquistar mais clientes, melhorar a sua relação com fornecedores e estabelecer parcerias de sucesso.

 

Conclusão

Como você pôde ver, existem muitas razões para sua empresa adquirir softwares licenciados. O que os gestores precisam entender é que as licenças impactam diretamente nas finanças, na segurança e na credibilidade da organização. Logo, elas jamais devem ser desconsideradas. O ROI dos softwares licenciados, embora não seja tão visível, é enorme e gera inúmeros benefícios para as empresas a curto, médio e longo prazos.

E então, ficou convencido de que sua empresa precisa adquirir softwares licenciados? Agora aproveite para escrever as suas dúvidas, opiniões ou questionamentos no campo de comentários abaixo!

 

Confira mais dicas para sua Tranformação