5 objetivos que o Sistema de Inventário de TI ajuda a atingir

Magma3

5 objetivos que o Sistema de Inventário de TI ajuda a atingir

Toda empresa possui objetivos a serem alcançados.

E para se atingir tais objetivos, é preciso fazer um bom planejamento, contar com o apoio de todos do time e utilizar ferramentas que facilitem o processo.

No departamento de TI, uma das ferramentas que podem ser utilizadas é o sistema de inventário de TI.

A seguir, mostraremos 5 objetivos que o software de gestão de infraestrutura de TI pode ajudar a atingir.

 

  1. Reduzir custos

Reduzir custos é uma das principais metas das empresas, principalmente em épocas de crise.

No departamento de TI, o sistema de inventário ajuda a reduzir custos:

Reduzindo o número de chamados técnicos de TI;

Evitando a aquisição de hardwares e softwares desnecessários;

Eliminando licenças de softwares que não são mais utilizadas;

Desligando os computadores em períodos em que eles não são utilizados, para economizar energia elétrica;

Evitando multas relacionadas à utilização inadequada dos softwares;

Entre várias outras formas.

Dessa forma, recursos são poupados e o caixa da empresa é aliviado.

 

  1. Aumentar a segurança

Aumentar a segurança da infraestrutura de TI é outro grande objetivo das empresas, já que, a cada dia que passa, o número de ciberataques cresce.

E um ciberataque pode causar grandes prejuízos e até jogar a empresa para fora do mercado.

O sistema de inventário de TI ajuda a aumentar a segurança:

Auxiliando na verificação do cumprimento das políticas de segurança;

Assegurando que todos os softwares e sistemas operacionais estão devidamente atualizados;

Eliminando programas não-autorizados;

Monitorando as ações de cada colaborador;

Entre várias outras maneiras.

Dessa forma, o nível de segurança da infraestrutura aumenta e ciberataques e grandes prejuízos são evitados.

 

  1. Reduzir o número de chamados técnicos

Uma das formas de reduzir chamados técnicos de TI é prevendo os possíveis problemas que podem ocorrer.

O sistema de inventário de TI faz isso, ao monitorar os ativos o tempo todo.

Dessa forma, ele consegue saber, por exemplo, qual software precisará ser atualizado e qual HD atingirá sua capacidade máxima de armazenamento.

E ao detectar isso, ele alerta a equipe de TI, para ela realizar a tarefa antes do problema ocorrer e um chamado técnico ser aberto.

Isso permite que o time aja de forma proativa e reduza drasticamente o número de chamados técnicos.

 

  1. Aumentar a produtividade da equipe de TI

Estes são dois fatores que diminuem a produtividade do time de TI:

Realizar tarefas manualmente;

Não prever o surgimento de problemas, o que aumenta o número de chamados técnicos.

O sistema de inventário de TI automatiza a realização de algumas tarefas, como instalar softwares e suas respectivas atualizações.

E conforme dissemos anteriormente, ele alerta sobre o possível surgimento de problemas, como um HD cuja capacidade de armazenamento está quase no fim e a não atualização de um software.

Com isso, a produtividade da equipe é aumentada e ela pode passar a se concentrar em tarefas mais importantes.

  1. Ganhar vantagens competitivas no mercado

Para uma empresa ganhar vantagens competitivas e se destacar no mercado, ela precisa:

Reduzir custos;

Aumentar a produtividade da equipe;

Aumentar a segurança;

Inovar mais e agir de forma estratégica.

O sistema de inventário de TI ajuda nisso.

Ao reduzir o número de chamados técnicos, automatizar tarefas e permitir que a equipe de TI aja de forma proativa e estratégica, ele acaba tornando o departamento de TI muito mais eficiente.

E um departamento de TI eficiente, cujos custos são baixos, a segurança é alta e a produtividade da equipe é elevada, contribui para a geração de vantagens competitivas e o atingimento de melhores resultados.

Viu só quantos objetivos o sistema de inventário de TI ajuda a atingir? Então aproveite para conhecer o Force1, oferecido pela Magma3!

 

 

Confira mais dicas para sua Tranformação