O que é RPA – Robotic Process Automation? Quais os Principais Benefícios?

Magma3

O que é RPA – Robotic Process Automation? Quais os Principais Benefícios?

É gestor ou analista de TI e gostaria de direcionar sua equipe para a realização de tarefas menos operacionais e mais estratégicas? Já cogitou algumas soluções, mas nenhuma se mostrou viável ou trouxe os resultados que você esperava?

Sabia que o RPA pode ajudar a tornar o dia a dia desse departamento mais eficiente? Não imagina como? Então acompanhe esse texto.

Aqui vamos contar um pouco mais sobre o RPA, ou Robotic Process Automation, e como sua aplicação pode tornar tudo mais rápido, sem repetições que prejudiquem o andamento das tarefas.

 

O que é RPA?

O RPA, ou Robotic Process Automation é, como seu nome já adianta, um conjunto de soluções de automação que, quando aplicado no departamento de TI, torna o andamento das tarefas diárias muito mais dinâmico.

Isso porque o RPA, quando aplicado, substitui todas as tarefas consideradas repetitivas ou pouco importantes, deixando para um robô o que um ser humano perderia longas horas de seu expediente fazendo.

Ao adotar essa ferramenta, uma empresa libera suas mentes criativas para que possam fazer exatamente aquilo que todo empresário espera de sua equipe: desenvolver novas soluções e enfrentar problemas que prejudicam o bom andamento e saúde da empresa.

 

Quais os benefícios de aderir ao RPA?

Quando você aplica uma ferramenta de automatização, como o RPA desenvolvido pela Magma3, por exemplo, sua empresa obtém inúmeros benefícios.

Um dos primeiros e mais nítidos é a redução de custos, já que os trabalhos manuais repetidos são reduzidos para mais da metade, deixando sua equipe para se ocupar com questões mais importantes.

Por ser concebido com inteligência artificial e agregar essa tecnologia para aprender o funcionamento do trabalho e realizar as tarefas diárias. O uso do RPA permite que todo o seu departamento de TI opere em linha com as conformidades, ou seja, seguindo regras pré-determinadas.

Desta forma, o número de erros e falhas é reduzido consideravelmente, aumentando a eficiência de toda a equipe, entregando um serviço uniforme.

A maior exatidão no dia a dia do departamento de tecnologia contribui também para reduzir o número de chamados recebidos. Todos os sistemas de sua empresa são integrados e verificados pela solução constantemente.

O RPA eleva ainda a produtividade de sua equipe, já que aumenta o tempo de execução de algumas tarefas que, mesmo simples, costumavam demandar certo esforço dos colaboradores humanos.

Por fim, essa solução permite ainda que a equipe entregue, trabalhos mais confiáveis. Com isso, possam se engajar na solução de problemas complexos e na elaboração de estratégias que permitam explorar as competências dos membros de sua equipe, já que as tarefas repetitivas ficam por conta da solução.

 

Como posso aplicar o RPA em meu departamento?

Ficou interessado em aderir a uma solução como o RPA, mas não sabe onde aplicar essa tecnologia? Simples. A automação promovida por essa solução encontra diversos usos em sua empresa.

Ela pode, por exemplo, ser empregada para conceder ou revogar acessos para pasta de rede, inserir ou remover e-mails em grupos de distribuição. Também pode, reiniciar a senha de um usuário, criar ou remover um e-mail, dentre outras tarefas que antes eram realizadas por um ser humano.

Assim, sua equipe está livre para fazer o que você tanto gostaria: criar e inovar  em seu mercado de atuação.

Caso queira entender um pouco mais, clique aqui.

 

 

Confira mais dicas para sua Tranformação