Quais os benefícios do Gerenciamento de Ativos de TI?

Confira nossos ultimos posts no Instagram!

Quais os benefícios do gerenciamento de ativos de TI

Você sabe quais são os benefícios do Gerenciamento de Ativos de TI? Sabe como pode ser ideal para a sua empresa? Se vale ou não, investir? Ou ainda, entende como interfere no seu dia a dia?

No post de hoje, iremos falar mais sobre todos esses tópicos. Afinal, quando executado de forma correta e por empresas competentes… Não há dúvida de que será a melhor solução para ajustar hardwares e softwares.

Então, saiba tudo sobre isso nos próximos tópicos:

O que é o Gerenciamento de Ativos de TI?

O Gerenciamento de Ativos de TI é a administração dos elementos de um software e hardware. Contribuindo para o bom funcionamento do sistema. Dessa forma, aumentando a segurança.

Além disso, conta com diversas funções. Essas, que são muito importantes para a tecnologia da informação. Entenda como você pode sair se beneficiando ao ter esse tipo de serviço para a sua empresa:

Quais os principais benefícios do Gerenciamento de Ativos de TI?

\"Quais

Então, veja a seguir quais são as principais vantagens de contratar um serviço de Gerenciamento de Ativos de TI:

1 – Maior controle e a melhor gestão:

O maior controle e a melhor gestão são algumas das principais vantagens. Afinal, o gestor tem visibilidade e controle dos computadores que estão dentro e fora da empresa. Sendo assim, conseguem visibilizar como eles estão sendo utilizados.

2 – Dar mais segurança para a empresa:

Além disso, falta de segurança está por toda parte, inclusive, no ambiente virtual. Proteger os usuários e os dados armazenados é muito importante. Sendo essa, uma das principais atividades da Gestão de Ativos de TI.

Para conseguir melhores resultados há também a geração de back-ups. Esses que, precisam estar disponíveis a qualquer momento, sem falhas.

De fato, a segurança é um dos pontos que deve ter mais atenção.

3 – Potencialização de tempo:

A potencialização de tempo irá ajudar muito a sua empresa. Afinal, com o melhor funcionamento dos equipamentos, o trabalho se torna muito mais prático. Para a equipe ter produtividade, é muito importante que esses pontos de TI estejam alinhados.

Além disso, também pode facilitar na execução de inventários e nos acessos em tempo real. Estes que, uma vez esteja relacionados aos sistemas de tecnologia da informação.

4  – Melhor manutenção:

Diferentes tipos de ativos precisam de manutenção, reparos e atualizações periódicas. Entre os principais, estão:

  • Aplicativos.
  • Licenças.
  • Hardware.
  • Software.
  • Entre outros…

Os profissionais que usam os computadores, nem sempre fazem a gestão desses ativos. No geral, isso acontece por falta conhecimento.

5 – Evitar problemas futuros:

Antecipar o problema e trabalhar na solução antes que aconteça é uma das razões que mostram como o gerenciamento de TI é ótimo. Como por exemplo, os prazos para atualizações de software são acompanhados e realizados sempre que necessário antes que os mesmos expirem.

7 – Assistência contínua:

\"Quais

Se não existe uma assistência contínua, então, com certeza, você irá se deparar com prejuízos. A vantagem desse gerenciamento é assumir todo o controle dos hardware e software. Dessa forma, auxiliando em qualquer mudança que seja necessária.

Se não fizer uma reparação de forma recorrente, a sua empresa será a principal vítima. Lembre-se, disso!

8 – Evite ser atacado por um vírus com o Gerenciamento de Ativos de TI:

Pior ainda é ser atacado por vírus. Estes, que podem corromper arquivos ou pior ainda, causar grandes prejuízos financeiros. A forma eficiente é ter uma solução remota que administra os ativos de TI. De preferência em tempo integral e de qualquer lugar. Porque é com cautela, cuidado e clareza que se administra uma empresa.

Para preservar esses pontos, você precisa do Gerenciamento de Ativos de TI. Além disso, irá garantir melhor segurança, uma vez que tenha controle de atualizações e licenças de software.

Identificar e destacar os ativos que não são relevantes, também ajuda no bom funcionamento dos disponíveis. Por isso o controle total é fundamental.

O colaborador pode, por exemplo, baixar ativos desnecessários. Ou ainda, adquiri-los por falta de conhecimento. Tendo o Gerenciamento de Ativos de TI isso logo será detectado e resolvido.

Esses relatórios que são gerados, são capazes de disponibilizar informações que identificam problemas e apontam soluções.

Não os subestime! Eles são uma parte muito importante para a tecnologia de informação.

9 – Transformação no ambiente de trabalho:

Além disso, esse serviço transforma seu ambiente de trabalho. Afinal, com ele, é possível remodelar a sua empresa. Tendo, assim, uma visão completa de:

  • Inventário.
  • Informações atualizadas do hardware.
  • Garantias.
  • Geolocalização.
  • Rastreabilidade.
  • Alterações realizadas nos equipamentos.

Então, com esse gerenciamento, será possível:

  • Medir a utilização dos softwares dos usuários.
  • Ver qual a necessidade de contratação de licenças.
  • Entregar redução de custos.
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores.
  • Eliminação dos riscos de multas.
  • Entre outros…

Consegue perceber o quanto é vantajoso para a sua empresa?

É um negócio que não tem como se arrepender. Aliás, estará recebendo diversas funções e garantindo que tudo funcione bem. Portanto, dessa vez, sem riscos e com total segurança.

10 – Possibilidade de um Gerenciamento Remoto com o Gerenciamento de Ativos de TI:

A gestão remota tem a finalidade de automatizar processos e reduzir ricos na segurança da informação. Além disso, ela possibilita  :

  • A instalação de software e pacotes.
  • A Distribuição de comandos.
  • A desinstalação de softwares, não permitidos pela companhia.

Esse trabalho é para prever qualquer problema. Dessa forma, identificando possíveis desvios. Lidando, dessa forma, com a gestão dos recursos de CPU, memória e disco.

Além disso, aponta, com agilidade, as correções, estas, para capacitação, correção ou até mesmo realocação de equipamentos. Estes que irão ser levados para outros usuários.

Ter Gerenciamento de Ativos de TI em uma empresa hoje, se traduz em eficiência e economia. Além disso, é essencial para fazer o controle da empresa  do que de fato ocorre em uma empresa que utiliza de tecnologias para funcionar.

A finalidade de um sistema de Gerenciamento de Ativos de TI é entregar automação e agilidade operacional.

Quando é o melhor momento para investir no Gerenciamento de Ativos de TI?

Não existe o melhor momento para investir na Gestão de Ativos de TI. Portanto, que existe é a necessidade de preservar a sua empresa e garantir muito mais segurança à ela. De inovar. Fazer acontecer. De colocar sua empresa para rodar. Ou ainda, conseguir executar tudo o que foi criado.

No caso, essas são apenas algumas das muitas outras razões pelas quais começar a agir o quanto antes.

Para ter resultados na sua empresa, é preciso tomar a iniciativa frente ao problema… Dessa forma, irá ter melhores resultados.

Sente que precisa melhoras os recursos. Ou ainda, tem problemas frequentes com os seus dispositivos móveis? Problemas de TI?

Então, é preciso que tenha mais atenção à tudo isso. Afinal, irá fazer diferença na sua empresa. Além disso, os elementos de TI precisam ser geridos por uma empresa competente. Afinal, você não tem a obrigação de entender sobre o assunto.

Magma3

Confira mais dicas para sua Tranformação