Lei Geral de Proteção de Dados – É segura?

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A princípio, a Lei Geral de Proteção de Dados veio para complementar e trazer segurança para os dados pessoais, tanto online como offline. Porém, se aplica a qualquer empresa ou Instituição que lidam com essas informações.

No entanto, muitas empresas lidam direta ou indireta com dados pessoais de clientes. Muitas vezes essas informações são essenciais para o funcionamento da empresa. Por isso, é fundamental que se tenha segurança nas transações desses negócios.

Você já se perguntou o que essas empresas fazem com seus dados? Há planos e protocolos para a minimização de danos em caso de exposição indevida, ataques ou violações de segurança? Então, veja as respostas nos próximos tópicos.

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?

Em 2018, o Brasil aprovou a LGPD e em 2020 entrou em vigor a lei que traz esclarecimentos sobre os estatutos que regem os dados pessoais. Sejam eles online ou offline, alterando ou complementando os regulamentos. 

Consiste no conjunto de regras quanto à coleta, armazenagem e processamento dos dados pessoais, efetuados por pessoas físicas, empresas ou Instituições.

Quais os dados pessoais a serem protegidos?

Conforme definido por lei, os dados pessoais são aqueles que por si só ou combinados com outros dados permite a identificação de uma pessoa física.

Veja, por exemplo os dados pessoais que precisam ser protegidos:

  • Nome e Sobrenome;
  • Endereço eletrônico
  • Numeração de documentos (RG e CPF)
  • Dados bancários e de cartões de crédito
  • Informações médicas;
  • Localização;
  • Endereços de IP;
  • E cookies.

Além disso, também se pode incluir os dados sensíveis que são passíveis de serem expostos ou vazados, como por exemplo:  

  • Origem racial, 
  • Vida sexual, 
  • Convicção religiosa, 

Ou seja, qualquer informação que possa ser utilizada de forma discriminatória

Quais os direitos do sujeito dos dados quanto a Lei Geral de Proteção de Dados?

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, há nove direitos que são fundamentais para o sujeito dos dados, que são o direito:

1) A confirmar a existência do processamento;

2) De acessar os dados;

3) De corrigir dados que estão incompletos, imprecisos ou necessitam de atualização;

4) De apagar ou bloquear os dados desnecessários ou que não estejam cumprindo as normas do LGPD;

5) A portabilidade dos dados para outros fornecedores, através de uma permissão;

6)  De apagar os dados com a permissão da pessoa interessado;

7)  Informação sobre as Instituições com quem foram compartilhados os dados;

8) A informação sobre a possibilidade de negar o pedido de consentimento;

9) De revogar o consentimento.

O que mudou com a Lei Geral de Proteção de Dados?

Agora que você conheceu sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Veja o que mudou com a sua implantação:

1) Consentimento

Uma das principais vantagens da LGPD é o fato de pedir o consentimento do usuário para que os dados recebam tratamento.

No entanto, há algumas exceções em que não há necessidade de se ter o consentimento, a serem consideradas como:

  • Para cumprir uma obrigação
  • Executar contratos;
  • Preservar a integridade física
  • Prevenir fraudes 
  • Entre outras exceções

2) Automatização com autorização

O tratamento dos dados deve considerar os quesitos como o objetivo e a necessidade, além de informar aos cidadãos.

3) ANPD e agentes de tratamento

A ANPD é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados e penalizar a empresa ou instituição que a descumpri-la. Sobretudo se faz valer pelos Agentes de Tratamento.

4) Administração de riscos e falhas

Além disso, é muito importante que o responsável pelo gerenciamento dos dados, também:

  • Redija as normas de governança
  • Adote medidas preventivas de segurança
  • Aplique boas práticas e certificações
  • Elabore planos de contingência
  • Faça auditorias com a finalidade de resolver os possíveis problemas 

5) Atualização das políticas de segurança da Lei Geral  de Proteção de Dados

Todavia, com a regulamentação, é importante que as empresas coletem apenas os dados necessários.

Além disso, o empreendedor deve garantir as medidas para garantir que as informações não sejam vazadas ou roubadas.

Por isso, é importante que tenha mecanismos que protejam as informações de forma eficiente e transparente com os clientes.

No entanto, com todos esses requisitos, há uma forma de saber se os dados estão seguros? Confira no texto abaixo:

Como saber se meus dados pessoais estão seguros?

Com as novas regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados, é obrigação da empresa garantir que as suas informações pessoais estejam protegidas através de:

  • Tecnologia (criptografia de dados, por exemplo)
  • Elaboração de planos de risco
  • Medidas preventivas 

Bem como muitas empresas vêm se adaptando a essa lei, tanto que em muitos sites há mensagens de utilização de cookies.

Além disso, também deve dispor sobre a política de privacidade, comunicando aos usuários sobre a transparência das informações coletadas na proteção de dados pessoais.

Mas em caso de exposição ou vazamento de dados, a primeira coisa a se fazer é comunicar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados-ANPD. 

Veja como fazer para denunciar essas exposições no tópico a seguir:

Como denunciar as práticas irregulares ou ilegais referentes a Lei Geral de Proteção de Dados?

A princípio a empresa deve entrar em contato com a empresa responsável pelo vazamento mediante requerimento para obter informações sobre os dados.

Ou em caso de omissão da empresa, o titular dos dados pessoais, deve peticionar a empresa ou instituição responsável pelo controle de dados da ANPD.

A empresa ou Instituição deve ser responsabilizada com:

  • Penalidade que vão desde uma advertência até multa de 2% sobre o faturamento anual (com limite de 50 milhões de reais)
  • Exposição negativa da empresa nos meios de comunicação a respeito do mau gerenciamento dos dados

Saiba mais em: O que é a LGPD? Como será fiscalizada e cumprida?

O que é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)? 

A ANPD é o órgão responsável por zelar pela Lei Geral de Proteção de Dados, suas principais responsabilidades são:

  • Proteger os dados pessoais;
  • Fiscalizar e aplicar as sanções administrativas;
  • Promover e divulgar as informações sobre as normas de proteção de dados e também de ações de cooperação com autoridades responsáveis.

Considerações Finais

Em resumo, o compartilhamento de dados pessoais se tornou muito comum no dia a dia, no entanto esse ato pode trazer problemas como roubo de dados.

Por isso, para evitar esse tipo de situação e garantir a privacidade, foi aprovada a Lei Geral de Proteção de Dados, que  regulamenta a punição pelas falhas de segurança da empresa.

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