fbpx
 

Licenciamento de Software

Setembro 25, 2020by Magma30

Licenciamento de Software – Qual a importância de fazer o gerenciamento das licenças de software?

 

O que é?

O licenciamento de software é simplesmente uma autorização adquirida para a utilização de uma solução. É uma forma segura e legal de utilização de ferramentas. Diminui a possibilidade de invasão de malwares no sistema, contribui com o crescimento da sua empresa e normalmente é oferecido suporte técnico pela empresa desenvolvedora.

 

Porque investir em licenças de software?

O dinheiro desembolsado para a compra de licenças de softwares é na realidade um investimento, entenda a seguir o motivo desta afirmação:

  • Segurança da informação: Uma das maiores preocupações de uma empresa é ter seus dados expostos, informações confidenciais, dados de funcionários e dados de seus clientes (atenção para LGPD).

Ser alvo hackers e ter informações violadas geram uma série de transtornos para as empresas e o cenário pode ser catastrófico! Roubo e exposição de dados confidenciais, da organização, funcionários ou de clientes pode até provocar a quebra de uma empresa! Além de estar sujeita a multas indenizatórias sob a luz da LGPD.

  • Garantia de um bom funcionamento da ferramenta: Um software desenvolvido legalmente foi submetido por uma série de testes antes de ser disponibilizado para o cliente. Certamente o seu desempenho é superior do que um software pirateado, e a quantidade de falhas é reduzida.
    • Suporte técnico: Caso necessite, você poderá contar com o suporte técnico da empresa desenvolvedora para solução do seu problema!
    • Atualizações: Utilizar uma solução licenciada garante o acesso a atualizações que visam correção de falhas, melhoria no desempenho e lançamento de novas funcionalidades.
  • Melhora a produtividade dos usuários: um software licenciado raramente causará algum transtorno no seu parque que faça a sua produção parar por questões como formatação das máquinas, perda de arquivos importantes, troca de peças, etc. Sabemos que na maioria das vezes, tempo é dinheiro! Então o valor investido na compra de um software poderá ser compensado pelo simples fato de evitar pausas inesperadas no fluxo de trabalho da sua empresa.
  • Evita multas: Falando ainda sobre dinheiro, a utilização de software piratas podem trazer grandes prejuízos para sua empresa! Caso seja multada, o valor desembolsado pode chegar até 3.000 vezes a mais o valor do software original! Não precisamos nem comentar sobre o tamanho da “economia” que a sua empresa terá evitando ser multada pelo uso de ferramentas não licenciadas.
Como fazer a gestão dos softwares licenciados?

Sabendo de tudo o que foi falado anteriormente, é obvio que o investimento em software licenciados é muito mais vantajoso para a sua empresa! Mas sabemos que fazer o gerenciamento das máquinas, e ter o conhecimento de todos os softwares instalados dentro delas, pode ser bem complicado. E pode ser ainda mais difícil ter o controle de todos softwares licenciados.

Como o force1 pode te ajudar?

Temos aqui uma boa notícia: o Force1 pode te ajudar bastante nesta tarefa e em muitas outras! Listamos algumas das funcionalidades da ferramenta no campo de licenças de software:

  • Alerta de não conformidade caso algum software não permitido seja instalado
  • Alerta de não conformidade caso a máquina não possua algum software necessário
  • Registro de todos os softwares licenciados adquiridos Vs os softwares instalados, gerando resultados importantes como:
  • Número de licenças adquiridas em excesso
  • Número de licenças adquiridas menor do que a quantidade de softwares instalados
  • Licenças próximas ao prazo de expiração.

 

Assista o vídeo de utilização do módulo de Gestão de Licenciamento de Software. Clique aqui

Fale com algum de nossos especialistas e aproveite toda a economia e a vantagem tecnológica que o Force1 pode te oferecer!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *