O que é um Inventário Ativos de TI?
Realizar um inventário de TI é simplesmente fazer o levantamento e controle de todos os hardware e software de uma empresa. É um recurso fundamental dentro de uma organização; auxilia na tomada de decisões, possibilita aplicar o orçamento da forma mais adequada e necessária, evita perda de produtividade, entre outros benefícios.
Como fazer?
O inventário de ativos deve iniciar pela identificação dos mesmos com informações relevantes para facilitar a gestão da TI, desde as informações mais genéricas para as mais específicas como:
- Tipo de ativo
- Nome
- Bem patrimonial
- Nota fiscal
- Modelo
- Fabricante
- Sistema operacional
- Localização
- Outras informações de arquitetura
Fazer um inventário de TI manualmente já não é a forma mais eficaz disponível, pois para localizar uma máquina seria necessário utilizar planilhas (muito suscetíveis a erros e furos), além de eventualmente ter que caminhar maratonas para conferir todos os ativos.
Sem contar que os ativos não são apenas máquinas, servidores, roteadores, mouses e outros hardware; os usuários, sistemas operacionais e softwares também são ativos de TI!
Existem ferramentas disponíveis que auxiliam nessa tarefa e fazem praticamente todo o processo de gestão de forma muito rápida, eficaz e confiável.
Inventário de TI e o novo normal
Nós da área da tecnologia da informação sabemos bem sobre a importância de um bom inventário de TI. E atualmente, com o novo normal desencadeado pela pandemia do COVID-19 e o boom do home office como estilo de trabalho, uma boa gestão de ativos se tornou ainda mais necessária, pois os equipamentos e usuários estão muito mais fora do alcance do olhar atento da equipe de TI.
Uma boa gestão e controle de ativos pode proporcionar inúmeros benefícios, assim como uma gestão mal realizada, com informações desatualizadas, sem controle e com furos podem trazer consequências catastróficas para uma empresa. Podemos destacar os seguintes pontos positivos:
- Gestão preventiva
Antecipe-se aos problemas de TI, monitorando o funcionamento de cada ativo e evitando paradas repentinas para manutenção.
- Aumento da vida útil dos equipamentos
Caso seja identificado algum problema de funcionamento dos equipamentos, é possível realizar a análise e o reparo, antes que o mesmo tenha que ser substituído repentinamente. Bem como, caso tenha conhecimento de utilização inadequada das máquinas por parte dos usuários, podem ser aplicadas medidas de correção rapidamente.
- Segurança dos dados corporativos
Um inventário de TI atualizado e monitorado em tempo real apontará todos os softwares instalados nas máquinas. Auxiliando a equipe de TI a identificar softwares maliciosos e possibilitará uma pronta intervenção evitando que contaminem toda a rede.
- Otimização dos recursos financeiros
Tratando-se de equipamentos, uma gestão preventiva e corretiva poderá trazer significativa economia no orçamento de uma empresa. Porém, indo mais além, é possível economizar muito mais no controle dos softwares licenciados, identificando gastos com compras de licenças desnecessárias, bem como o desembolso de grandes quantias para pagar multas com licenças vencidas ou pela falta delas.
Por fim, concluímos que uma boa Gestão de Ativos de TI dos computadores que estão fora da empresa, é necessário utilizar uma solução em nuvem, ou seja, que não dependem que os computadores ou os usuários estejam conectados na rede da empresa e ainda que possuam comunicação em tempo real, reportando informações exatas, de hardware, software, informações dos acessos dos usuários e ainda com possibilidades de instalar ou desinstalar softwares automaticamente de forma remota.
Foi pensando nesse novo normal que a Magma3 incorporou recursos novos e fundamentais ao Force1 para a sua Gestão de Ativos, atendendo todas necessidades das empresas. Saiba mais aqui!