Gestão de TI não é apenas para Grandes Empresas

Confira nossos ultimos posts no Instagram!

Gestão de Ativos de TI

Nos dias atuais, muitas empresas ainda não se convenceram de que a Gestão de TI não é apenas para Grande Empresas. Essa é a realidade de inúmeras pequenas e médias empresas no Brasil e no mundo.

Contudo, do negócio familiar à multinacional ou grandes empresas, a Gestão de TI está (ou pelo menos deveria) presente em todas elas, de algum modo.

Nem que seja no sistema de pagamento de clientes, se há sistemas e softwares em uso, é necessária a Gestão de TI.

Este artigo tem por objetivo desmistificar a crença de que somente grandes empresas precisam de Gestão de TI. Os benefícios desse serviço se estendem a todas as organizações.

Portanto, vamos ver alguns pontos importantes que deixam bem claro que a Gestão de TI não é apenas para as Grandes Empresas.

\"\"

A importância da Gestão nas organizações

Não existem dúvidas de que para as mais diversas funções desempenhadas nas empresas hoje, o papel da TI é fundamental. Através de dispositivos, softwares e suas informações, os colaboradores conseguem executar tarefas e processos complexos.

Além disso, os gestores conseguem monitorar, analisar e tomar decisões na direção de seus objetivos no negócio.

Antes de figuras como Steve Jobs e Bill Gates começarem a trabalhar em prol da popularização da TI, os recursos tecnológicos eram restritos às grandes empresas e laboratórios universitários.

Contudo, o que vemos hoje em dia é uma massiva utilização da tecnologia da informação por parte não só de micro, pequenas e médias empresas, mas também de pessoas comuns, nos lares.

Outra questão importante é que há muitos negócios (até mesmo de profissionais autônomos) que operam de forma 100% digitalizada, o que deixa claro que a Gestão de TI não é apenas para multinacionais e as gigantes, sendo inclusive crucial, nesse caso.

\"\"

Fatores de avaliação das informações

Seja nas repartições públicas ou no home office, o fluxo de informações é quase sempre intenso e volumoso.

Mensagens de texto, notícias de sites e blogs, planilhas eletrônicas e softwares de gestão são algumas das fontes de informação que fazem parte do dia a dia das pessoas.

Por isso, é muito importante que na Gestão de TI as informações sejam avaliadas segundo quatro fatores básicos:

Qualidade

A informação quanto mais precisa, tem maior qualidade. Além disso, os administradores podem contar com ela na hora de tomar decisões com muito mais segurança.

Oportunidade

Para uma Gestão de TI eficaz, aplique as ações preventivas antes de ocorrências como desvios muito grandes do planejamento estabelecido.

Sendo assim, as informações devem estar disponíveis para a pessoa certa no momento certo, tanto para o público interno e quanto para o externo.

Quantidade

É difícil que os gestores possam tomar decisões precisas e enxergar oportunidades na ausência de informações suficientes.

Por outro lado, é importante que não haja uma inundação dessas informações, o que pode esconder coisas importantes de serem analisadas.

Relevância

Leve as responsabilidades e tarefas de cada colaborador em conta quanto à relevância das informações.

Isso para que o propósito básico da informação seja aplicado, que é habilitar a empresa a alcançar objetivos e metas por meio do uso eficiente dos recursos disponíveis (pessoas, materiais e tecnologia, por exemplo).

\"\"

Gestão TI em pequenas e médias empresas?

Você já notou a dificuldade que muitas pequenas e médias empresas têm com tecnologia? O motivo básico para isso é o uso inadequado das tecnologias ou, muitas vezes, a não utilização do que se tem.

Aplicar a tecnologia da maneira correta na Gestão de TI em pequenas e médias empresas é fundamental, pois cada uma delas possui suas particularidades.

O aumento da precisão organizacional, auxiliado por sistemas de informação, tende a ter maior eficiência na gestão de processos, recursos e atividades quando a tecnologia certa é não só implantada como utilizada.

Assim, ocorre também uma maior eficácia na obtenção de resultados esperados de acordo com o que foi pré-estabelecido, ou ainda a superação dos mesmos.

Em definitivo, a Gestão de TI não é apenas para Grandes. Há muitas empresas (independente do porte) que, quando “acertam a mão” nesse quesito, crescem de maneira exponencial e contributiva para a sociedade.

A necessidade de uma Gestão TI em todas as empresas

Se usar como exemplo as pequenas empresas, então podemos entender melhor o fato de que a necessidade da Gestão de TI em todas as empresas é uma verdade.

Um sistema de informação voltado ao pequeno negócio deve respeitar alguns quesitos como:

  • Custo;
  • Tempo;

No Brasil, as pequenas empresas são muito sensíveis a preço, pois as não informatizadas, quase a metade afirmam que o motivo é não ter condições de investir nessa área.

Quanto ao tempo, trata-se de uma das barreiras encontradas pela pequena empresa, que dificulta a implantação de tecnologias informatizadas.

Não leve muito tempo para desenvolver e implantar o sistema de informação, pois o sistema é dinâmico e diversificado.

Já em relação à qualidade, não dá para abrir mão. A adequação de um sistema de informação ao uso de uma empresa, por exemplo, precisa ser perfeita.

E como você já deve ter notado que realmente a Gestão de TI não é apenas para gigantes, vale ressaltar também que, em todas as empresas, suas necessidades devem ser atendidas a um preço baixo, num curto espaço de tempo e com a melhor qualidade possível.

\"\"

Vantagens da Gestão TI para as organizações

Toda organização precisa pensar nos benefícios que a tecnologia da informação pode trazer a curto, médio e longo prazo.

Então se você tiver à sua disposição recursos tecnológicos para facilitar a execução de tarefas diárias, a sua entrega melhora, não é? Portanto, esse deve ser o olhar das empresas para a tecnologia: uma facilitadora.

Algumas das vantagens da Gestão de TI para as organizações consistem em três grupos básicos:

Redução de custos

Quando a tecnologia da informação é bem utilizada, ela reduz custos empresariais, confere maior segurança, confiabilidade nos processos e agiliza-os.

As rotinas e controles administrativos também são otimizados, simplificando tarefas burocráticas, reduzindo erros e eliminando a repetição de tarefas.

Aumento de produtividade

Outra coisa que faz parte das vantagens da Gestão da TI para as organizações é o aumento de produtividade.

As pessoas passam a produzir mais, em menos tempo e com menor gasto de recursos. Por isso os processos de tomada de decisão são agilizados em relação a preços, estoques, compras e vendas, entre outros.

Melhoria da qualidade

A qualidade também é uma das vantagens da Gestão de TI nas empresas. Produtos e serviços são melhorados, porque as tecnologias de informação ajudam na manutenção do padrão, dentro das especificações estabelecidas.

Também ocorre uma melhoria nas condições de trabalho dos colaboradores, reduzindo-se esforços e gerando maior concentração nas atividades fins da empresa.

TI é para todos

A Gestão de TI não é apenas para multinacionais, grandes e gigantes, não mesmo! Todas as empresas (e pessoas) podem e devem contar com esse tipo de gestão na sua rotina.

Muitas organizações têm visualizado como a Gestão de TI pode ser útil não só a curto, mas a médio e longo prazo. Custos, benefícios e investimentos realizados têm tido um peso diferente nos últimos anos.

Ter funções produtivas na organização, com aumento de satisfação dos usuários e melhoria de controles é fundamental, pois a Gestão de TI se mostra cada vez mais necessária para o cumprimento tanto deste, quanto de outros objetivos.

Então, se você quer saber mais sobre a Gestão de TI, a Magma3 é a empresa ideal e pode ser a empresa ideal para a sua empresa.

Clique abaixo ou entre em contato: AQUI

Magma3

Confira mais dicas para sua Tranformação