Cancelar serviços necessários, é bom ou ruim em momentos de crise?

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Gestão de Ativos de TI

Devo cancelar serviços necessários para a minha empresa em época de crise? Nem sempre é fácil equilibrar os investimentos do seu empreendimento, ainda mais quando estamos em momento de “apertar os cintos”.

O fato é que a tecnologia é uma aliada na hora de enfrentar os desafios propostos em momentos de crise, mas como fazer investimentos sem ter prejuízos nos negócios? Sua empresa tem uma gestão de TI eficiente? 

Veja abaixo e saiba sobre a relação entre o cancelamento de serviços em momentos de instabilidade financeira. Confira!

Quais são os serviços de TI e por que você deve investir ao invés de cancelar serviços necessários?

Se você busca por um atendimento diferenciado e específico, os serviços de TI são as ferramentas ideais, principalmente em tempos de transformação digital.

Investir em tecnologia é fundamental para que uma empresa possa ter um bom desempenho. Ao contratar uma solução de TI, você terá garantias no desempenho da sua empresa. 

Os serviços de TI são conjuntos de atividades e de soluções que envolvem:

  • Banco de dados e redes
  • Hardware
  • Software

Todos esses fatores são fundamentais para analisar e gerenciar informações. 

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Quais são os serviços de TI mais requisitados?

As principais tarefas desempenhadas pela área são:

1) Infraestrutura de TI

Que pode ser subdividida em três grupos:

Hardware: toda a parte tangível como computadores, roteadores, data centers, dentre outros dispositivos. Neste tópico também estão inclusas instalações para manutenção desses equipamentos.

Software: são os sistemas operacionais, como servidores web, sistemas de gerenciamento de conteúdo. Ele é responsável pela gestão do hardware e todos os recursos do sistema.

Instalação de redes:  é responsável por conectar o hardware e o software, geralmente é composta pela conexão com a internet, ativação, firewalls e cibersegurança.

2) Suporte técnico

Outro serviço essencial é o de suporte. Ao adotar uma solução para a sua empresa, é necessário que se faça a configuração dos processos de atendimento, a escolha das ferramentas, até o treinamento e contratação da equipe. 

E é possível realizar parcerias terceirizadas e escolher serviços necessários para a sua empresa.

3) Banco de dados

As empresas sempre geram um banco de dados, mesmo que não saibam, pois no dia a dia lidam com dados de clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. O que gera uma preocupação em caso de vazamento de informações. 

Com a LGPD, se tornou ainda mais importante ter cuidado com o desenvolvimento, armazenamento e gestão dos dados. 

Quando se contrata uma empresa especializada em serviços de TI, a empresa é capaz de aplicar ações com critérios já estabelecidos e padronizados. 

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4) Serviços de segurança

É fundamental que a empresa adote rotinas de proteção para eliminar vulnerabilidades e auxiliar na criação de sistemas de segurança.

Por exemplo, um vírus pode se espalhar em vários outros computadores e realizar a captura de dados e informações dos colaboradores e clientes.

O monitoramento deve combater ataques de vírus e malwares que geralmente acontecem por falhas de senhas, brechas no sistema e até falta de comunicação dos colaboradores. 

Qual a importância do TI para a empresa e  porque você não deve cancelar serviços necessários?

Dada as instabilidades financeiras do país, muitos empreendimentos buscam cortar gastos e não compreendem a importância das soluções e serviços de TI. Mas qual a importância do TI para a empresa?

As soluções e serviços prestados por um TI são fundamentais para solucionar problemas e elaborar estratégias que facilitam processos, gerando mais lucro para a empresa. 

Com os serviços é possível ter mais autonomia e agilidade, principalmente no acesso de informações com qualidade. 

É fundamental que o gestor entenda que as soluções e serviços não são um diferencial, mas sim uma necessidade no processo de gestão empresarial.

Eles proporcionam algumas vantagens de TI para a empresa, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior segurança de informações;
  • Melhoria na comunicação com os colaboradores e clientes;
  • Aumenta a disponibilidade nos sistemas de informação.

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Quais os benefícios de um gerenciamento de serviços de TI ao invés de cancelar serviços necessários?

Reduz os gastos do seu empreendimento

Quando a empresa consegue ter uma gestão eficiente dos serviços há uma redução nos gastos pois otimizam processos que são repetitivos no empreendimento.

Por isso, detecte quais despesas da sua empresa são supérfluas para o momento e quais os processos que estão gerando prejuízos para os negócios.

Por exemplo, dado ao período pós pandemia, muitas empresas optaram em permanecer em home office como forma de reduzir gastos com espaços físicos. 

Dado isso, muitas empresas investem em serviços que permitem o compartilhamento dos dados em nuvem com o colaborador, sem a necessidade que o mesmo esteja de forma presencial na empresa. Enfim, um investimento menor em relação aos demais gastos que uma empresa teria.

Redução de riscos 

Cancelar serviços necessários podem causar graves danos ao negócio, principalmente quando há uma gestão já estruturada e constante. Imagine ficar um dia sem serviços eficientes como internet e e-mail, e como isso impactaria no faturamento da sua empresa.

Alinhamento com as estratégias da empresa

Com os negócios cada vez mais digitais, é essencial ter uma gestão dos serviços de TI para aproximar as estratégias do seu negócio. Além disso, o gerenciamento aumenta a qualidade da entrega desses serviços.

Em um momento de crise ter serviços de TI pode fazer a diferença

Passar por momentos de crise econômica pode ser muito difícil, mas se você tem a ferramenta certa, terá muito mais êxito. O Force1 da Magma3 é uma solução que dará suporte ao seu negócio.

Nossa ferramenta oferece serviços que garantirão maior economia para a sua empresa como:

  • Análise após a coleta do inventário, que ajudarão na tomada de decisão.
  • Otimiza a distribuição do uso de software dentro da empresa, de forma a evitar multas de licenciamento.
  • Com configurações específicas, é possível corrigir erros e prevenir perdas de dados de forma remota e centralizada.
  • Atualiza e instala softwares de maneira automática, melhorando a produtividade.
  • Adotar os serviços da Magma3 ajuda no monitoramento dos colaboradores, para analisar a produtividade, mesmo que estejam em home office.
  • Possui módulos que ajudam a automatizar processos, substituindo tarefas repetitivas, evitando a perda de tempo de colaboradoras que teriam que fazer hora extra.

Essa ferramenta ajuda as empresas em tempos de crise e dá mais agilidade e organização ao seu negócio, diminuindo os custos. Para mais informações, fale com um especialista!

Magma3

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