Geolocalização: Como localizar os meus ativos em tempo real?

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A geolocalização se tornou muito popular, principalmente nos dispositivos móveis.  E consiste em um recurso tecnológico que faz o rastreamento de um dispositivo através de uma conexão remota.

A conectividade se dá por meio de três métodos: o GPS (posicionamento geográfico, por meio de sinais de satélite, utilizando torres de telefonia), GSM (sistema global para comunicações móveis, por ondas de rádio) e wireless (via Wi-Fi). 

Com o home office se viu a necessidade de incorporar novos métodos de trabalho para manter a produtividade e agilidade para o negócio. A geolocalização permite mapear, rastrear em tempo real e ao longo do tempo a localização dos ativos de TI.

Veja abaixo como funciona a localização dos ativos por meio da geolocalização. Confira!

O que é o rastreamento de ativos?

O rastreamento de ativos é uma solução para rastrear o uso e a localização de todos os tipos de ativos, tanto os internos como os externos. 

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O que é a localização em tempo real?

É uma ferramenta que identifica as coordenadas geográficas de um dispositivo, transformando-o em pontos e endereços no mapa. Logo esses dispositivos estão com o colaborador e assim poderemos saber onde ele está a cada momento.

Tipos de geolocalização

Existem vários tipos de tecnologias usadas como solução na hora de implementar no seu negócio. Veja abaixo quais são os tipos de geolocalização:

Beacons

Os Beacons são pequenos dispositivos que atuam em lugares fechados. Utiliza o Bluetooth Low Energy para se comunicar com os dispositivos, e tem como finalidade melhorar a experiência de compra do consumidor e alavancar as vendas de um negócio. 

Esse tipo de geolocalização identifica a localização do dispositivo e coleta os dados. Além disso, utiliza-se em estratégias de geomarketing, onde ele envia conteúdos relevantes para o consumidor. 

Ele tem um custo baixo no inicial, no entanto para que eles funcionem é necessário que se faça o download do aplicativo, e deve-se manter o bluetooth ligado.

GPS

O GPS ou Global Position System utiliza o satélite para se orientar. É uma tecnologia integrada ao sistema de localização indoor para conseguir fazer a transição de um local aberto para o fechado.

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RFID

O RFID ou Radio-Frequency IDentification, funciona através de sinais de radiofrequência, por meio da conexão entre dois pontos. Ou seja, é uma antena ativa, responsável pelo sinal e também uma etiqueta colada no objeto monitorado que recebe e responde ao sinal enviado.

No entanto, essa transmissão acontece de forma direcional, ou seja, para que o objeto seja rastreado, é preciso criar os “portais de RFID” e usar etiquetas ativas, que acompanhem e registrem essa movimentação.

Por ser um investimento alto, ela é utilizada para monitorar processos mais definidos, para informações mais importantes.

Wi-fi

O Wi-Fi se baseia em pontos de acesso sem fio, que são espalhados em locais estratégicos para medir a intensidade do sinal receptor, calculado a distância do ponto de acesso.

Além disso, quando combinado com a técnica de triangulação, permite a identificação da localização da pessoa ou objeto. Esse método exige que o GPS esteja ligado no dispositivo para indicar a localização. Em alguns casos também pode exigir que o dispositivo esteja conectado na rede Wi-Fi.

ZigBee

É um sistema de comunicação sem fio entre os aparelhos eletrônicos, é bem semelhante ao Wi-Fi, no entanto a sua comunicação tem um menor gasto de energia e um alcance menor. Além disso, a comunicação entres os dois pontos podem ocorrer de forma repetida na rede até atingir o ponto final. 

A geolocalização dos ativos por GPS também está presente em outros setores da empresa

O rastreamento de ativos por GPS também ajuda empresas nos mais variados setores, aumentando os ganhos de produtividades e reduzindo os custos operacionais, como:

    • Logística: com a geolocalização é possível rastrear as frotas e identificá-las em tempo real. Também é possível rastrear e mostrar o status das remessas por SMS e oferecer prazos de entrega mais precisos;
    • Delivery: com a geolocalização os clientes podem acompanhar o andamento dos pedidos em tempo real e ainda ter o tempo estimado de entrega, há possibilidade de monitorar motoristas e entregas dinâmicas;
  • Varejo: a geolocalização melhora a confiança e a experiência do cliente, com atualização da entrega em tempo real de suas compras do carrinho até a casa. 
  • Transporte: ajuda os passageiros a gerenciar as viagens em, permitindo que eles localizem de forma precisa onde está o meio de transporte ou a chegada de um próximo veículo.

Como funciona a geolocalização de ativos por GPS?

O GPS é uma forma de rastrear os ativos de forma global. É um método preciso para rastrear e através da autorização do proprietário, todos os equipamentos terão sua localização física registrada e podem ser consultados via Google Maps. 

Também pode ser definido cercas eletrônicas para limitar a área de uso de cada equipamento, caso ele ultrapasse os limites predefinidos, um aviso será enviado, por meio do e-mail para o administrador do ambiente.

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Quais são as vantagens da geolocalização dos ativos?

Há algumas vantagens no rastreamento dos ativos, veja algumas a seguir:

  • Mantém um histórico de uso e também de ações de reparação e manutenção.
  • Menor tempo na busca de informações sobre o equipamento e histórico.
  • Simplifica a coleta de dados com precisão, que permite conhecer a fase do ciclo de vida, avaliar o estado do ativo.
  • Permite tomar decisões mais assertivas e com mais segurança, pois são dados confiáveis.
  • Como todos os equipamentos são identificados e alguns funcionam a distância, pode ajudar a impedir roubos.

Conclusão

Enfim, muitas empresas investem em sistemas para localização de ativos com a finalidade mantê-lo mais seguros em caso de roubo ou extravios e também verificar a vida útil dos seus bens.

A geolocalização de ativos auxilia também a demarcar a área segura e também no rastreio dos bens. No caso de equipamentos e notebooks é possível verificar a data para agendar uma manutenção, por exemplo, ou até mesmo fazer o registro dos eventos como um relatório de auditoria.

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