fbpx
 

Como melhorar a Produtividade e Manter a Segurança em Home Office

Julho 14, 2020by Magma30

Como melhorar a Produtividade e Manter a Segurança em Home Office

A quarentena adotada no Brasil forçou uma repentina adaptação nos hábitos diários dos brasileiros, entre eles, a nossa forma de trabalhar!

Tivemos que migrar rapidamente a nossa estrutura de trabalho das baias e mesas dos escritórios, para os quartos, salas e até cozinhas das nossas casas! Naquele momento o maior objetivo era proteger a saúde dos colaboradores, sem que eles parassem de trabalhar.

Foi uma mudança e tanto! Considerando que antes da quarentena, 65% das empresas nacionais não adotavam qualquer regime de Home Office, contra 51% das empresas no âmbito mundial. E podemos afirmar que descobrimos que o mais importante para se realizar um trabalho são os recursos humanos e a tecnologia! Essa migração foi muito bem recebida por boa parte dos gestores e colaboradores e, grandes empresas como Ambev, Johnson & Jonson, Top Desk pretendem manter o Home Office após a quarentena, cada qual com a sua estratégia.

Naturalmente, passando o período de adaptação, buscamos a evolução e passamos a pensar como podemos melhorar ainda mais as condições de trabalho, seja em casa ou no escritório, visando estratégias que melhorem a produtividade, garantam a segurança das informações da empresa e bom funcionamento dos hardwares.

Especialistas indicam que é necessário buscar um equilíbrio entre a saúde do trabalhador e do seu negócio. Uma boa prática realizada por algumas empresas para entender em quais condições os colaboradores estão desenvolvendo seus trabalhos, é elaborar pesquisas com questões como:  Você tem um plano de internet compatível com a sua necessidade? Tem cadeira confortável? Possui máquina exclusiva para o seu trabalho? Possui Webcam? Microfone? O lugar que você trabalha tem uma boa acústica? Etc.

Outro fator muito importante é cuidar da segurança dos dados da empresa e dos equipamentos, que envolve princípios como:

  • Proteção do dispositivo conectado para o uso corporativo
  • Boas práticas de compartilhamento
  • Atualização dos sistemas operacionais e antivírus
  • Controle de atividades diferentes do escopo do trabalho realizadas pelos usuários
Force1 atuando nos usuários em Home Office

Temos aqui uma solução para te ajudar: o Force1, que foi desenvolvido pela Magma3, inicialmente com o objetivo de realizar o inventário das máquinas sem que fosse necessário ir até esses equipamentos. Passou por diversas transformações, sempre visando atender às necessidades dos nossos clientes no setor de TI, e atualmente ganhou o módulo de produtividade do usuário, no qual você poderá realizar:

  • Controle de jornada necessária (horas trabalhadas insuficientes)
  • Controle de jornada permitida (horas de trabalhadas excedentes)
  • Controle do horário de início e de término da jornada de trabalho
  • Controle dos acessos realizados pelos usuários
  • Controle dos documentos impressos pelos usuários
  • E muitas outras possibilidades.

Clique aqui e veja os detalhes.

É muito importante depois de identificado comportamentos que destoam da política de trabalho da empresa, realizar ações que contribuam para o entendimento dos colaboradores à cultura organizacional como:

  • Criar política de conscientização para todos da empresa, utilizando o módulo de mensageria do force1
  • Dependendo da gravidade/incidência das não conformidades, cabe ao gestor da área conversar diretamente com o colaborador e considerar fatores como condições de trabalho do usuário e possível necessidade de treinamento.

Nós da magma3, te ajudamos a melhorar a produtividade do seu time, mantendo a sua estrutura de TI funcionando de forma segura e apoiando os gestores e seus colaboradores, para que você continue cuidando do crescimento da sua empresa, mesmo nos momentos mais difíceis!

Fonte: https://bit.ly/3fCiNwV

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *