Como evitar problemas de gestão no seu ambiente de TI?
A adoção de ferramentas de planejamento estratégico buscando avanços e melhorias nos processos internos são essenciais para que as empresas se coloquem à frente de seus concorrentes em um mercado cada vez mais competitivo.
A Tecnologia de Informação (TI) apresenta um custo elevadíssimo para as empresas e o bom aproveitamento das facilidades que pode trazer depende da realização de um planejamento estruturado e periódico por parte dos gestores.
As ferramentas de TI podem trazer grandes vantagens aos ambientes empresariais, caso tenham sua implementação associada a um plano que defina sua direção e guie os investimentos em tecnologia. Confira abaixo algumas informações sobre a Gestão de Ativos de TI e entenda como este planejamento pode contribuir para a sua empresa. Vamos lá?
O que é Gestão de Ativos de TI?
De acordo com dados do Garden Group, o desconhecimento dos tipos de hardwares e softwares periféricos instalados acarreta em um aumento dos custos de TI em até 10%. Por este motivo, muitas empresas vêm adotando ferramentas de gerenciamento de ativos de TI, que permitem controlar e reduzir estes custos, além de garantir que os investimentos realizados na infraestrutura de tecnologia agreguem valor às áreas administrativas da empresa. Assim, a Gestão de Ativos de TI consiste na definição de uma visão estratégica em relação à implementação e alteração dos sistemas, de acordo com as necessidades da empresa.
Como realizar a Gestão de Ativos de TI?
Gestores responsáveis
O planejamento estratégico dos recursos empresariais de TI deve ter como base uma equipe de gestão capaz de acompanhá-lo de perto e sustentar os processos, definindo o escopo das equipes, de acordo com as necessidades das equipes. Dessa forma, o profissional deve apresentar um perfil gerencial com capacidade de acompanhar os indicadores, que garantem a interação entre as áreas e a integração da equipe.
Ferramentas
Existem no mercado ferramentas pagas e gratuitas que contribuem para os processos de Gestão de Ativos de TI. A escolha da ferramenta deve ser realizada de acordo com as necessidades da empresa.
Dados para gestão
Qualquer solução de planejamento estratégico exige uma base de dados confiável que permita a definição das estratégias a serem adotadas. Assim, são necessárias informações, como: os tipos de equipamentos utilizados na empresa, status dos equipamentos, custos e documentações.
Benefícios da Gestão de Ativos de TI
A Gestão de Ativos de TI possibilita o aumento da rastreabilidade e da segurança das informações que estão nos equipamentos empresariais, além de garantir um planejamento mais assertivo dos investimentos realizados em tecnologia de informação, que contribuem para a realização das atividades nas demais áreas.
A gestão estratégica de TI tem como objetivo utilizar com criatividade as soluções oferecidas para o seu negócio garantindo a competitividade da empresa, no mercado, por meio da otimização dos investimentos, priorização adequada da forma como são realizados e minimização dos riscos do negócio.
E você, que tipo de ferramenta vem adotando para a gestão dos ativos de TI na sua empresa?Nós temos a solução! Compartilhe suas experiências conosco nos comentários abaixo! Participe!