Você sabe o que pode causar se houver vazamento de dados e quebra de senha? Venha entender as consequências para a sua empresa e como proteger os dados dos seus clientes.
O vazamento de dados e a quebra de senhas é um sinal de alerta para as empresas e seus consumidores. Em algumas situações são expostos e-mails, credenciais de redes sociais, registros médicos, dados da empresa, informações financeiras e bancárias, entre outras informações.
O que é vazamento de dados e quebra de senha?
É um incidente na segurança da sua empresa que expõe de forma pública informações de conteúdo sensível e que podem ser visualizadas, copiadas e roubadas sem acesso autorizado.
Há casos em que o vazamento não é feito através de ataques cibernéticos, mas por falhas na configuração da segurança da empresa e podem ser corrigidas, de forma a evitar prejuízos e perdas financeiras para a empresa vazada.
Quais os golpes mais comuns de vazamento de dados e quebra de senha?
Algumas práticas de golpe já são bem conhecidas na internet e mesmo assim muitos usuários ainda caem, veja abaixo quais são:
Phishing
É quando as pessoas mal-intencionadas utilizam as credenciais de uma empresa ou parentes para tentar de forma ilegal informações como número de identidade, senhas bancárias, número de cartão de crédito, por meio de e-mail com conteúdo duvidoso.
Spoofing
Imagine receber um e-mail do seu banco com um link urgente e você clicar nele, saiba que esse é o tipo de crime chamado spoofing.
Ou seja, é quando você recebe o contato de uma marca que é confiável para você e através da abertura de um link ele passa a ter acesso a informações pessoais sensíveis.
O spoofing é igual ao phishing? O phishing consiste em atrair a vítima, através de e-mails falsos. Além disso, faz com que a pessoa forneça todos os dados pessoais de forma que possam ser usados para roubo de identidade.
O spoofing imita a comunicação de um site de sua confiança, inclusive na aparência de fontes, como e-mail do seu banco.
SIM swap
O golpista transfere o número de uma pessoa para outro cartão SIM em branco. Enfim, é um golpe bastante engenhoso, em que o criminoso liga na operadora e se passa pela vítima, alegando que perdeu o acesso ao chip e solicita a troca, fornecendo todos os dados pessoais.
Brushing scam
Consiste em vendas falsas feitas pela internet. É criado um perfil falso de uma loja, com todos os dados reais do consumidor. O golpista envia um objeto para um suposto cliente (perfil também criado pelo golpista), e logo faz uma avaliação positiva da compra.
Assim, os clientes que são legítimos acabam acreditando, devido às avaliações falsas.
Enfim, todas as práticas têm como objetivo final obter informação da vítima seja para tentar se passar por ela ou enganá-la para obter os dados.
Como se proteger de vazamento de dados e quebra de senha
Uma das melhores formas de se prevenir de golpes é sempre analisar e desconfiar de qualquer mensagem ou outra forma de contato.
Por exemplo, se o contato é feito por e-mail, verifique sempre o remetente. É um endereço confiável? Há caracteres estranhos? Na descrição do e-mail ele pede para acessar um site ou instalar algum programa?
Se o endereço não é conhecido, o melhor é enviar para a lixeira e marcar como spam.
Outro caso necessário é dar a devida atenção aos sites que você acessa, verifique a URL antes de digitar a credencial. Sites confiáveis apresentam um cadeado antes do endereço.
Quanto às senhas, use os métodos de autenticação de dois fatores ou múltiplos fatores, dessa forma você terá certeza de que somente pessoas autorizadas terão acesso. Esse método pode ser através de:
- Envio de código de SMS
- Uma ligação telefônica feita por uma assistente virtual inteligente
- Aplicativos que gerem tokens ou código com um tempo de validade
Por exemplo, o Outlook, tem como alternativa um código de recuperação gerado na área de segurança da sua conta. O Google possui um aplicativo que pode ser instalado no dispositivo móvel que utiliza um sistema de autenticação em que você deve liberar o acesso.
Além disso, um dos grandes benefícios de adotar essas duplas ou múltiplas autenticação é que se é necessário que se tenha a senha para concessão do acesso ao dispositivo.
Enfim, apesar de ser difícil detectar os vazamentos e quebras de senha, pode-se mitigar implementando uma gestão de risco para a detecção, contenção e comunicação.
As regulamentações de privacidade no caso de vazamento de dados e quebra de senha
As novas normas regulamentadoras, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é uma forma das empresas informarem aos seus clientes sobre possíveis vazamentos, e que seja feito as medidas necessárias para remediar os efeitos.
Afinal os prejuízos de um vazamento de informação, não envolve somente perdas financeiras, mas também a reputação da empresa.
Por isso, é fundamental que a empresa possua um protocolo de segurança da informação, de forma que todos os responsáveis saibam agir diante de um caso de vazamento de dados.
Como a MAGMA3 pode ajudar com vazamento de dados e quebra de senhas?
Uma das soluções da MAGMA, o Alaska Cross Security DLP é uma solução que promete ajudar a proteger os dados, sejam eles em trânsito ou fixos.
Mantenha os seus dados seguros e sigilosos com o DLP e implemente na sua empresa de acordo com as conformidades da LGPD.
A solução funciona apontando para onde os dados vão e quem o está acessando, impedindo os vazamentos dos dados e a quebra de senhas
Ela garante a segurança das informações de cibercriminosos:
- Bloqueia a entrada USB e impedindo que arquivos sejam salvos nos dispositivos;
- Monitorar e bloquear a transferência de arquivos, com um controle detalhado, com inspeção dos conteúdos;
- Bloqueia a instalação e a execução de softwares não permitidos na empresa;
- Criptografar o disco, para em caso de furto o HD não seja acessado.
Não permita que as informações da sua empresa sejam vazadas, o Alaska Cross Security DLP impede que dados sensíveis saiam da sua empresa sem o seu consentimento.
Fale com um especialista e saiba mais informações.