Entenda tudo que sua empresa precisa saber sobre a LGPD para se adequar a legislação vigente no Brasil. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nasceu recentemente. Portanto, se adequar as necessidades dos usuários brasileiros se tornou parte da lei.
A internet até poucos anos atrás era terra sem lei. Dessa forma, um dos problemas era a facilidade em vender esses dados.
Existem muitas dúvidas sobre essa nova Lei. A principal questão a considerar é que a LGPD visa proteger o cliente.
Em todo mundo existiram escândalos de venda de dados. Dessa forma começou uma onda de leis de proteção. Entenda abaixo como funciona a lei brasileira e o que sua empresa precisa saber sobre a LGPD.
A LGPD serve para os dados antigos também
A primeira coisa a levar em consideração é que diferente de algumas leis, essa leva em conta o passado. Dessa forma leve em conta que para adequar sua empresa a LGPD o primeiro passo é analisar.
Faça isso cuidadosamente com todos os dados que sua empresa possui. A lei é recente, todavia ela visa proteger até os dados mais antigos que a empresa possui.
Portanto, após essa análise entre em contato com especialistas em segurança de dados e elabore um plano de contenção. Esse plano deve incluir um bom serviço de backup dos dados além de uma política de proteção dos dados.
Ataques cibernéticos são relativamente comuns atualmente. Por conta disso é preciso, caso ocorra um ataque e consequentemente a perda de dados, notificar as autoridades. No Brasil quem é responsável por esse controle é a Autoridade Nacional de Proteção de Dados. É preciso avisar imediatamente a autoridade em caso de ataque.
Essa autoridade funciona com o objetivo de regular o uso desses dados e controlar tudo sobre esses dados. Isso traz segurança tanto para a empresa quanto para os clientes.
É preciso informar seus clientes sobre a LGPD
Transparência é uma das melhores formas de evoluir uma empresa. É por meio dela que seus clientes vão se fidelizar à sua empresa. Dessa forma, é preciso considerar a necessidade em manter tudo claro. Uma política de proteção de dados precisa ser explícita.
Portanto, é preciso elaborar um texto no qual seu cliente saiba para que seus dados serão usados e de que forma serão protegidos. A adequação e informação são os principais pontos que a LGPD busca.
A lei visa cuidar dos direitos dos consumidores e de privacidade. Mesmo com o poder de usar para algumas coisas, dados sigilosos como endereços e dados de cartão precisam de proteção extra.
Não divulgar dados sigilosos
Todavia, não apenas endereços e dados financeiros exigem proteção e cuidados extras. Assim como eles, existem alguns outros dados que não podem ser usados para outros fins.
Esses dados incluem a etnia dos clientes, idade, orientação sexual. Além disso, informações como o estado de saúde desses compradores também exigem uma proteção maior.
Além disso, atualmente o país vive em um período de bipolaridade. Dessa forma, outro dado sigiloso e pessoal são as questões políticas.
Portanto, tudo isso deve ser levado em consideração na hora de elaborar o plano de proteção aos dados dos seus clientes. Isso porque qualquer questão que saia errada, pode significar problemas judiciais enormes e também a perda de clientes importantes.
Agir de acordo com a LGPD é importante e necessário. Assim como outras leis, a proteção de dados surgiu como uma forma de delimitar o poder das empresas.
A internet ainda é um campo assustador. A falta de leis fez surgir inúmeros escândalos de vendas de dados.
Dessa forma, para deixar seus clientes seguros, é importante que a empresa siga a risca as necessidades da lei.
Processos jurídicos que podem acontecer caso tudo que sua empresa precisa saber sobre LGPD não se realize
A segurança dos dados é de extrema importância para qualquer empresa, principalmente dos ramos digitais.
Assim como qualquer outra lei, a não adequação torna sua empresa alvo judicial. Mesmo que a punição para quem não cumprir as exigências da LGPD ainda não estejam vigorando, é preciso cuidado.
Os valores de um processo judicial por vazamento de dados são altíssimos. Caso sua empresa não possua um controle sobre os dados assim como exige o LGPD a coisa pode ficar feia.
Processos com valores altos, advogados caros pois precisam ser especialistas na questão são algumas das exigências. A melhor maneira de evitar isso é se adequar às regras de proteção aos dados. Caso isso não ocorra de forma fiel, saiba que sua empresa pode até mesmo falir.
Além dos valores altos que um processo judicial traz, uma outra questão é sobre o mercado. A perda da confiança dos clientes e o nome da sua empresa na lama pode ser a catapulta que o levará ao fracasso.
Portanto, antes de pensar em não se adequar as regras da LGPD pense que além de ser ilegal, isso pode dar muita dor de cabeça no futuro.
Funcionamento e o que sua empresa precisa saber sobre LGPD
Além disso, cabe ressaltar que a lei tem algumas regras. A primeira e talvez a mais importante é que os dados coletados devem ser mínimos. Ademais, eles precisam servir a algo, caso sua empresa colete dados desnecessários ela já estará em desacordo com a lei.
Outro ponto é que a finalidade do uso desses dados precisa ser explicitada ao cliente. Assim como o uso da lei, o motivo que serão usados esses dados precisam ser claros.
Além disso, é preciso elaborar um termo para que o cliente possa ler tudo sobre a finalidade dos dados que está gerando. Entretanto, esse termo precisa também ser assinado, mesmo que digitalmente pelo seu cliente.
Os dados podem ser usados para envios de promoção, envios de informações de lançamento de produtos e etc.. Todavia, só realizar isso com a prévia autorização do portador dos dados.
Esse é o ponto principal da LGPD. Ela visa o conhecimento geral sobre o uso dos dados e o consentimento total dos clientes.
Todavia, cabe ressaltar que para empresas de pequeno porte o tratamento pode ser diferente. Quem fica responsável pela edição da LGPD nesses casos é a autoridade ANPD.