Quais as vantagens da quarteirizar o serviço de gerenciamento de ativos de TI?
Depois da terceirização a quarteirização tornou – se algo comum no cotidiano das empresas. Trata – se da evolução do processo de terceirização, uma vez que o gerenciamento dos serviços prestados por terceiros passa por uma quarta empresa. Ou seja, a empresa quarteirizadora administra as atividades da empresa terceirizada partindo do princípio que uma “nova peça” nos processos é algo benéfico para ambas as partes.
A quarteirização chegou à Gestão de TI como uma forma eficiente de otimização de processos de TI tornando – se um catalizador para a diminuição de distorções e o aumento da produtividade.
Ela é um tipo de administração que beneficia tanto o cliente final como o gestor. Veja, neste artigo, as cinco principais vantagens de quarteirizar o serviço de gerenciamento de ativos de TI. Acompanhe:
1. Maior engajamento
De acordo com um relatório recente Towers Watson, mais de 60% dos trabalhadores terceirizados não são compatíveis individualmente ou em equipe para aquela área. Isso é mais da metade de sua força de trabalho que não produz da forma que deveria. Quando não há a quarteirização é necessário um maio esforço não só do setor de TI como também do RH, gestores e outros setores, o que nem sempre ocorre. Não há uma atualização constante de processos e nem sempre são fornecidas as ferramentas para manter os funcionários engajados e produtivos durante todo o tempo.
2. Identificação de erros e oportunidades
Assim como a quarteirização permite a identificação precoce dos problemas, ela também pode ser determinante para encontrar oportunidades. Esse novo modelo pode aumentar significativamente as vendas da empresa, porque ele está inserido dentro do negócio, que impacta nos custos operacionais e nos processos como um todo.
3. Estreitamento de processos
Partindo da premissa que uma organização cresce e conquista novos mercados, quando mantém uma estrutura organizacional enxuta, a quarteirização age como um catalizador para obter o máximo de sinergia da parceria em TI. Nesse contexto, a empresa ganha, pois tem um menor investimento em inovação estabelecendo uma rede de competências técnicas especializadas. Algo determinante para desenvolver ações ágeis e processos mais dinâmicos.
4. Redução de custos
Empresas que possuem relações com outras empresas de terceirização e optam por administrar essas relações diretamente costumam manter um corpo funcional que as forçam a manterem estruturas internas. Muitas delas apresentam até mesmo níveis gerenciais, que são responsáveis pelos trâmites relacionados à seleção, contratação e administração dos parceiros e acabam, consequentemente, encarecendo as operações.
5. Foco no crescimento
Os negócios atuais estão, cada vez mais, dinâmicos e demandam práticas a fim de facilitar a tomada de decisões. A quarteirização no Gerenciamento de ativos de TI agrega valor aos negócios tendo em vista que a empresa se torna mais abrangente e adequando seus produtos e serviços. Com mais tempo é possível dar a atenção aos outros pontos, como, por exemplo: otimização de processos, suporte técnico, automatização, organização, controle, entre outras áreas.
Gostou do artigo e quer saber como a terceirização e a quarteirização podem ser determinantes para o sucesso do negócio? Continue acessando ao blog e conheça mais sobre as soluções da Gerenciamento de Ativos de TI da Magma3.