fbpx
 

Gerenciamento de ativos de TI - O que é e como funciona? -

Setembro 20, 2021by Magma30

Você sabe o que é gerenciamento de ativos de TI? Como funciona? Sabe quais são os principais benefícios que pode oferecer à sua empresa? Ou ainda, se vale a pena investir?

Se você já escutou falar, portanto, não conhece muito da área, saiba que iremos tirar todas as suas dúvidas. Você poderá entender o conceito e ver se é ou não, a melhor opção para você.

Conheça no post de hoje mais sobre esse tema e saiba como pode sair se beneficiando:

O que é o gerenciamento de ativos de TI?

O gerenciamento de ativos de TI é um processo que tem a função de decidir as estratégias de identificação dos sistemas. Assim como, sua compra e alienação. Também é chamado de ITAM.

Ele está relacionado ao processo de uso, manutenção e até mesmo, na hora de conseguir os ativos.

Sendo necessário a longo período de tempo. Já que, é um processo para garantir mais eficiência na execução e acompanhamento dessas atividades.  É indicado para aperfeiçoar o projeto. Assim, aumentando as possibilidades de sucesso.

Trabalha com várias fases, que incluem cada elemento de um hardware e software.

Podendo, dessa forma, oferecer diversos benefícios e inclusive, reduzir os custos. (Apresentaremos mais à frente os principais benefícios do gerenciamento de ativos de TI).

Além disso, também pode optar pela eliminação de alguns programas pouco utilizados.

Com essa gestão em mente é possível encontrar soluções mais vantajosas e tecnológicas na otimização dos softwares e hardwares.

Em resumo, se trata de uma estrutura de gerenciamento de ativos que pode potencializar o negócio e trazer resultados mais consistentes.

Como funciona o gerenciamento de ativos de TI?

Gerenciamento de ativos de TI

Várias informações são coletas para ser feito o gerenciamento de ativos de TI. Normalmente, são a respeito do Software e Hardware. Já que, estão nesses ativos, todas as informações do ambiente do projeto. 

Essas informações são principalmente, para a tomada de melhores decisões sobre a compra e também ativos utilizados.

Ou seja, elas são coletadas e irão auxiliar em todo o processo de aquisição, até a própria manutenção desses mesmos ativos.

Com esse gerenciamento, é necessário lidar com várias etapas do processo. Essas, que também alcançam necessidades financeiras, contratos, inventários e escolhas estratégicas das táticas a serem exercidas.

Além disso, também é utilizado os registros eletrônicos que irão servir principalmente no rastreamento e categorização desses ativos. Há também o uso de metadados que irão trazer o apoio necessário para garantir  um gerenciamento de qualidade.

O fato do gerenciamento de ativos de TI também trabalhar com os inventários, traz algumas vantagens ao processo. Como por exemplo, melhor organização e redução de custos. O que é uma necessidade extrema para qualquer negócio.

Saiba, no tópico a seguir, mais alguns benefícios que esses processos podem garantir à sua empresa e obviamente aumentar os seus resultados:

Quais são os principais benefícios do Gerenciamento de ativos de TI?

Fazer uma gestão e gerenciamento de ativos de TI é muito importante para sua empresa. Principalmente, para eliminar algumas atividades desnecessárias e suprir suas necessidades.

Veja alguns dos principais motivos pelas quais precisa do gerenciamento de ativos de TI:

 1 – Diminuição dos custos

Com o gerenciamento desses ativos, é possível reduzir consideravelmente os custos que a empresa tem.

Por exemplo, ele pode lidar diretamente com a redução de programas que não estão sendo úteis. Ou ainda, eliminação de licenças pouco viáveis…

Além de claro, poder trabalhar diretamente nos contratos e reduzir diversos custos relacionados à ele. Como por exemplo, em casos de multas que ocorrem em quebras de contrato. Essas que, normalmente não são baixas. 

O mínimo que se deve esperar é cortar gastos que não estão sendo necessários e reduzir custos entre as atividades essenciais.

Ou seja, conseguir viabilizar o negócio, economicamente falando, é uma vantagem muito grande do gerenciamento de ativos de TI.

2 – Ativos organizados e mapeados:

Quando se trabalha com ativos é preciso se organizar e ter um mapeamento de qualidade. Afinal, cada nova informação interfere no resultado.

Além de que, é preciso ter um cuidado com todas as etapas para saber como está sendo o andamento do processo. 

Uma vez que, não tenha tudo em mente e organizado, pode ter diversos prejuízos. 

Você pode evitar perdas, complicações e custos que podem começar por “pequenos” descuidos.

3 – Aumenta a eficiência:

Essa é uma das principais vantagens de ter um gerenciamento de ativos de TI: Eficiência. 

Já que, em cada etapa existe uma maior maior inspeção e cuidado. Sendo esse, necessário tanto para resultado a longo prazo quanto para curto.

4 – Vida útil:

Então, as várias etapas de um ativo são como “fases da sua vida útil”. Com o gerenciamento correto, é possível melhorar o controle sobre cada uma delas.

Além de que, você irá conseguir usar seus todos os recursos que tem, de forma muito mais eficiente.

É possível, fazer novas atualizações e tomar melhores decisões sobre as manutenções necessárias e mais viáveis para o negócio. 

O gerenciamento de ativos de TI também é importante para aumentar a “fase de vida útil” finalize. Quanto mais tempo conseguir garantir, melhor será. 

Ou seja:

  • Aumenta os resultados.
  • Traz ótimas modificações.
  • Garante um maior período de resultados.

Como contratar o Gerenciamento de ativos de TI ?

Gerenciamento de ativos de TI

Para trabalhar no gerenciamento dos ativos de TI é preciso contratar um especialista. Não é qualquer pessoa que irá conseguir ter bons resultado.

Esse tipo de trabalho precisa ser feito com calma e cuidado. Já que, na maioria das vezes demanda muito tempo. Além disso, é preciso ter um grande domínio na área. Seja até mesmo para fazer pequenas modificações e ajustes.

Então, ao contratar uma equipe profissional, deve se atentar aos mínimos detalhes. Assim, irá ter um trabalho de qualidade. Além de que, irá seguir um ótimo fluxo de produção.

Para contratar é muito simples, basta que encontre a melhor empresa. Veja se ela entrega o que precisa e inicie.

Não sabe onde pode contratar o gerenciamento de ativos de TI?

https://magma3.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *