Como se aplica o DLP para minha empresa?

Confira nossos ultimos posts no Instagram!

Como se aplica o DLP para minha empresa

Tem se perguntado: “Como se aplica o DLP para minha empresa?”

Então, vamos entender tudo sobre esse mercado!

Sistemas DLP (Data Loss Prevention), são sistemas ou esquemas de gestão de risco, que vão te ajudar a defender ou blindar dados. Sejam eles dados em trânsito ou dados fixos em servidores físicos.

Agora que sabemos o que é o DLP, vamos discutir mais de como se aplica o DLP para sua empresa!

Três pontos são os principais para aprender como se aplica o DLP para sua empresa, são eles:

  • Prevenção
  • Protocolo de Solução
  • Plano de Ação

Entender esses três pontos citados acima, nos permite  ter uma ideia de como se aplica o DLP para minha empresa. Pois esses pontos são a base para implantação de um sistema DLP, independente do tamanho da sua empresa.

Podemos dizer que a prevenção é o ponto mais importante, pois com a prevenção bem feita, nós antecipamos e mapeamos todos os possíveis problemas que poderemos ter em caso de vazamento de dados. 

Com isso, podemos criar uma estratégia para evitar que qualquer vazamento aconteça.

O protocolo de solução, seria ter um plano pronto para agir na hora em que a invasão acontece. 

Pois, mesmo com uma prevenção bem feita, nunca sabemos o quão avançados e mal intencionados estão. Ou ainda, até que ponto de estratégia eles avançam para obter os dados dos nossos clientes.

A ação, seria o ato de agir quando já temos uma solução criada, isso quer dizer que ter feito uma prevenção e ter criado a solução, não vai valer de nada se não agirmos de forma instantânea na correção.

Pois no caso de roubos de dados, quanto mais rápido o problema for resolvido, menos prejuízo e consequências ruins teremos no futuro.

“Entender como se aplica o DLP para minha empresa é realmente importante nos dias de hoje?”

Como se aplica o DLP para minha empresa

Invasões e roubos de dados existem desde que a primeira rede de computadores foi criada. Isso não é um problema atual, pelo contrário, é um problema  antigo. 

Com a popularização da internet, se criou novas possibilidades para pessoas e até empresas mal intencionadas possam agir para ter acesso a informações restritas.

O DLP para sua empresa, já é uma tendência, pois  todos possuem clientes e guardam seus dados tanto de forma física, quanto na nuvem. Sendo assim, têm total responsabilidade por esses dados e tudo que pode chegar a acontecer com eles, no caso de roubos ou invasões.

Sistemas de DLP estão sendo implementados em todos os segmentos, tendo em vista o aumento gradativo do número de casos de invasões ocorridas, a prevenção se torna a melhor aliada. 

Hoje em dia existem empresas especializadas em implantar essas soluções baseadas na rotina de tráfego de dados de cada empresa. Sabemos que mesmo se você possui um mercadinho ou uma multinacional, os dados são confidenciais e de sua responsabilidade.

Aprender como se aplica o DLP para minha empresa, passa somente pelo âmbito da informática?

A resposta rápida é NÃO, para prevenir de verdade invasões e roubos,  pessoas tem que acompanhar e entender a lógica de como se aplica o DLP para minha empresa!

A segurança de dados depende de fatores:

  • Segurança física da empresa
  • Rede de computadores
  • Parte lógica
  • Fluxo e manuseio de informações
  • Segurança e treinamento das pessoas que manejam as informações

Aplicar o DLP para minha empresa depende da colaboração e do entendimento de todos. 

Desde a contratação de um novo funcionário ou até na escolha de empresas terceirizadas o DLP tem que estar claro para qualquer um que inicie uma ação junto a sua empresa. 

Pois, não adianta ter um sistema de prevenção informatizada, tecnológica avançada e não ter, por exemplo, seu servidor físico em um local adequado. Este, que deve ter um acesso restrito à pessoas que estão realmente preparadas para manusear essas informações.

Hoje em dia muitas empresas, principalmente na área de software, aplicam termos contratuais sobre proteção e vazamento de dados. O que faz com que essa pessoa, desde o primeiro dia, se sinta responsável por seus atos quando dizem respeito às informações dos clientes.

Exemplos de roubo ou desvio físico de dados em empresas sem o DLP definido:

  • Ex funcionário, faz cópia de lista de clientes e informações!
  • Empresas terceirizadas de manutenção de dados criam backup de dados para um servidor particular da própria terceirizada!
  • Acesso irrestrito ao local físico de onde os dados são armazenados!

Exemplos de roubo ou desvio de dados armazenados em nuvem:

Como se aplica o DLP para minha empresa

  • Servidor de email sem segurança
  • Manutenção de sites e domínios sem protocolos
  • Não definição de horário para envio de dados para o servidor na nuvem

“Depois de entender como se aplica o DLP para minha empresa, estarei 100% seguro de ataques?”

Sabemos que não basta apenas entender e sim aplicar e fazer com que todos enxerguem a importância do DLP. 

Porém, mesmo depois de tudo implementado, não podemos baixar a guarda e achar que estamos 100% protegidos de tudo.

Manter as normas de segurança sempre ativas e obedecer protocolos de ações, serão rotinas fundamentais para garantir a segurança e privacidade dos dados dos seus clientes.

Se quisermos ir mais a fundo antes de aprender a aplicar o DLP para minha empresa, podemos pesquisar sobre a lei de proteção de dados de 2021 ( LGDP ).

Que pode nos dar um aparato jurídico sobre como proceder legalmente nestas situações que envolvem a proteção de dados.

A cada ano essas leis vêm sendo incrementadas a fim de blindar tanto os clientes, como as empresas que manejam esses dados contra ataque e invasões.

No brasil a Lei de proteção de dados, está simplificada e bastante abrangente, sugerimos que entendam como age essa lei. Para assim, criar um sistema de DLP adequado ao quadro atual do país, para evitar problemas futuros.

Se tiver uma equipe empenhada e comprometida, podemos implementar esses sistemas e protocolos por conta própria, respeitando sempre aquilo que está citado na lei. 

Porém, se sentir necessidades, contrate profissionais da área para uma consultoria simples, ou uma implementação completa.

Essas ações e escolhas de profissionais para atuar nesse sentido, vão depender da sua estrutura atual. Entretanto, todo sistema DLP desde o mais simples, pode funcionar e inibir ataques e invasões, desde que seja levado a sério por todos.

Pode acreditar que quanto mais rápido você entender como se aplica o DLP na sua empresa, mais confiança você conquista de seus clientes e parceiros de negócio, portanto, não deixe algo tão importante de lado!

Magma3

Confira mais dicas para sua Tranformação