Como reduzir custos mantendo a qualidade nos processos de gestão de serviços de TI?

Confira nossos ultimos posts no Instagram!

Magma3

Como reduzir custos mantendo a qualidade nos processos de gestão de serviços de TI?

O período de dificuldades na economia que vivemos atualmente, no Brasil, faz com que muitos investimentos sejam reduzidos. Isto não é diferente para os serviços de TI de qualquer organização.

Refletindo a realidade do mercado e das próprias empresas, surge a necessidade de se enxugarem ao máximo os custos operacionais com o menor impacto possível na qualidade.

Embora, possa parecer impossível que exista uma redução nos custos sem reflexos em qualidade, prazos em atendimentos ou até mesmo no conjunto de serviços de TI oferecidos, se forem observados alguns aspectos, é possível fazer um balanceamento entre todos esses fatores para evitar, ao máximo, que a qualidade seja afetada. Confira, neste artigo, como reduzir custos mantendo a qualidade nos processos de gestão de serviços de TI:

1.Balanceando custos e qualidade

Antes de tudo, é importante destacar que o foco na redução dos custos deve se iniciar já na definição da estratégia e no desenho dos serviços. Muitas empresas, hoje, esperam que a operação dos serviços seja capaz de garantir reduções nos custos.

Sem uma revisão estratégica no desenho dos serviços, que tratam justamente do balanceamento entre custos e qualidades e das implicações que a alteração da relação entre esses dois fatores podem gerar, é quase impossível que esses ajustes possam ocorrer na operação sem um visível prejuízo à qualidade.

2.Fazendo o mínimo possível

Quando se busca reduzir custos, a primeira pergunta que precisa ser feita é se todos os custos atuais são necessários. Se não forem, os custos devem ser eliminados.

Um bom exemplo disso é a utilização de ferramentas de software no modelo SaaS (Software as a Service) como uma alternativa ao desenvolvimento e manutenção da mesma ferramenta. Em muitas situações, o custo de utilização de soluções nesse modelo pode se equivaler ao custo da operação do serviço associado a uma solução interna. Entretanto, ao se adotar a solução SaaS, eliminam-se os custos associados à implementação da ferramenta própria.

3.Otimizando a operação

Para todos os demais custos que não podem ser eliminados devemos buscar uma otimização, que permita a operação mais enxuta possível. A simplificação deve ser a palavra de ordem.

A virtualização de desktops é um excelente exemplo de como alguns serviços de TI, que aparentemente não dão margem à redução de custos, podem ser otimizados reduzindo as necessidades de suporte e simplificando a infraestrutura, sem grandes impactos na forma de trabalhar dos usuários.

Outro exemplo digno de nota é o estabelecimento de políticas BYOD (Bring Your Own Device), que permitem que os usuários acessem dados corporativos a partir de seus próprios dispositivos, como: tablets e smartphones, sem incorrer em custos adicionais de suporte e ainda experimentando significativos ganhos de produtividade.

Avaliando cuidadosamente o ambiente interno do negócio sempre é possível identificar pontos onde os custos podem ser otimizados ou mesmo eliminados. Com os serviços de TI, isso não é diferente, cabendo à administração e aos gestores de TI atuarem conjuntamente para que esta redução nos custos de operação se viabilize sem prejuízo para a qualidade dos serviços prestados.

 

É possível reduzir custos em processos de TI em sua empresa sem prejuízo à qualidade dos serviços prestados? Nós podemos te AJUDAR! Compartilhe conosco seus desafios nos comentários abaixo. 

 

 

 

Confira mais dicas para sua Tranformação