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5 passos para estimar demandas futuras de ativos de TI com proatividade

5 passos para estimar demandas futuras de ativos de TI com proatividade

A previsão de demanda na área de TI (Tecnologia da Informação) representa, hoje, um dos maiores desafios para seus gestores. Atualmente, a TI permeia e, muitas vezes, até se confunde com o negócio e as necessidades em termos de demandas futuras se relacionam com o crescimento do negócio como um todo. Quanto mais a empresa cresce maior a demanda.

Embora isso possa parecer simples o bastante para que se alinhe a projeção da demanda futura com o crescimento previsto e com o planejamento estratégico, essa não é a única variável a ser considerada. Mudanças na tecnologia, atendimento aos requisitos de novos sistemas, ações regulatórias e novas frentes de negócio, entre outros fatores, podem impactar a demanda e precisam ser levados em consideração. Para que possa existir proatividade na previsão de demanda futura de TI, alguns passos devem ser observados. Veremos a seguir cinco passos que sempre devem ser seguidos para que a demanda futura possa ser antecipada com um nível mínimo de segurança.

Passo 1: faça o mapeamento de ativos de TI

É preciso conhecer com muita clareza o universo de ativos de TI existentes. Afinal, se uma nova estratégia previr a aquisição de um monitor adicional para cada estação de trabalho, a primeira coisa que precisamos saber para determinar a demanda por monitores é quantos computadores existem atualmente.

Passo 2: entenda a logística 

Para que a demanda futura possa ser antecipada com segurança, precisamos entender a logística de cada produto. A aquisição de uma solução no modelo SaaS pode ser realizada de um dia para outro; já uma aquisição de equipamentos irá se sujeitar a disponibilidade e prazo de entrega, que podem variar de fornecedor para fornecedor. Além disso, podem existir trâmites internos (burocracia) que podem fazer com que o processo de compra demore até ocorrer de fato. Tudo isso deve ser considerado no planejamento de demandas.

Passo 3: acompanhe o ciclo de vida 

O ciclo de vida dos ativos, muitas vezes, é determinante nas demandas futuras. Muitas organizações possuem políticas claras em relação ao ciclo de vida de seus ativos de TI e o fim desse ciclo implica em uma nova aquisição. Novamente, a gestão de ativos tem papel determinante no planejamento de demanda, pois é preciso acompanhar o ciclo de vida de cada produto para saber quando eles precisarão ser substituídos.

Passo 4: mantenha o foco na estratégia e no crescimento 

A demanda por novos ativos ocorre conforme a empresa cresce. O planejamento estratégico estabelece uma referência para o crescimento previsto. Entretanto, é preciso acompanhar de perto o crescimento da empresa para que a demanda possa estar ajustada às novas necessidades conforme elas surjam.

Passo 5: conheça o portfólio de projetos 

Projetos podem ter demandas muito específicas de recursos e aquisições. Conhecer e acompanhar o portfólio permite que o planejamento da demanda futura acompanhe as necessidades ditadas pelo andamento dos projetos. Esse é um ponto que muitas empresas muitas vezes descuidam – com sérios prejuízos ao desempenho dos projetos, principalmente em termos de prazo.

 

Você segue estes ou outros passos para antecipar de forma proativa a demanda de TI de sua empresa? Nós podemos te AJUDAR! Compartilhe suas experiências conosco ou esclareça suas dúvidas abaixo!

 

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