A tecnologia como aliada no Controle de Ativos de TI das empresas
Essa falta de controle pode ser prejudicial para o negócio e afetar até mesmo a saúde do gestor devido ao estresse excessivo na hora de fazer um inventário, por exemplo. Mesmo assim, realizar essa tarefa manualmente pode representar um trabalho árduo tirando o sono de quem o faz.
Para resolver esse problema, o ideal é utilizar a tecnologia como aliada no controle de ativos de TI. Além da segurança e profissionalismo que a empresa terá, os gestores de ativos poderão dormir mais tranquilo e ter uma melhora significativa da qualidade de vida no trabalho. Veja como!
1. Mais tempo disponível
Realizar manualmente um inventário dos ativos de TI pode demandar uma enorme quantidade de tempo e exigir esforços e recursos consideráveis. Além disso, corre o risco de não receber as informações corretas dos outros escritórios e filiais aumentando a dor de cabeça. Com o uso da tecnologia, todos os computadores e outros equipamentos de TI interligados na rede podem ser monitorados e rastreados sendo visíveis em uma única tela. Semanas de trabalho intenso podem ser substituídos por informação acessíveis com apenas alguns cliques no mouse.
Com mais tempo a disposição, o gestor pode aumentar a sua produção sem se esforçar tanto, dedicar-se um pouco mais ao planejamento estratégico e ainda abrir espaço para realizar algumas atividades prazerosas em sua vida.
2. Menor risco de erros nas informações de inventário
Recursos de softwares também são ativos de TI e, sempre que passam por updates (atualizações de versões) é necessário um registro no inventário. Isso amplia o esforço de atualização das informações e aumenta consideravelmente o risco de erros. Nesse aspecto, utilizando um software de controle de ativos de TI, sempre que um equipamento monitorado é ligado e se conecta a rede, o banco de dados é atualizado automaticamente. Assim, grande esforço de trabalho é economizado.
3. Escalabilidade para crescer sem preocupações
Pensar no desenvolvimento do negócio é importante para manter o controle dos ativos de TI, já que sem planejamento um crescimento acelerado pode tornar complexo o trabalho de atualização do inventário. Esse processo pode gerar grandes dores de cabeça. Porém, ao contar com a tecnologia, o gestor pode ficar tranquilo, pois terá flexibilidade para crescer de forma organizada e simples.
4. Recursos de TI mais bem aproveitados
Além de ajudar a manter um controle automatizado referente aos ativos que possui, um software de controle de ativos de TI elimina a necessidade de outros recursos para a verificação física de cada servidor ou estação de trabalho. Isso implica em redução de custos com recursos e o redirecionamento dos já existentes para outras tarefas mais produtivas. Dessa forma, a equipe de TI pode se concentrar no desenvolvimento, teste e treinamento, enquanto o software lida com a maior parte do trabalho rotineiro.
5. Identifica possíveis problemas antes de ocorrerem
Enquanto o sistema está continuamente reunindo informações detalhadas de hardwares e softwares, ele pode, simultaneamente, verificar a saúde e desempenho dos servidores e todos os outros equipamentos de trabalho alertando o gestor quando algo está errado. Por exemplo, se os serviços do Windows não estão respondendo corretamente ou se houver um registro de baixo desempenho do disco rígido de algum computador específico, o gestor pode ser informado, antes do problema se tornar crítico dando tempo de agir para que a produtividade não seja interrompida.
Um controle de ativos de TI realizado com a ajuda da tecnologia proporciona benefícios para as empresas melhorando a produtividade e reduzindo os custos. Melhor ainda. Significa mais qualidade de vida no trabalho e bem estar para os profissionais envolvidos.
E você, como faz o controle de ativos de TI da sua empresa? Veja como a Solução da Magma3 ajuda você a controlar seus ativos de TI.