Como uma gestão de ativos de TI eficiente ajuda a driblar a crise?
Driblar a crise econômica.
Esse é um dos principais objetivos da maioria das empresas nos dias de hoje.
E principalmente em períodos de turbulência, a gestão eficiente de tudo o que acontece no negócio é fundamental para reduzir custos, aumentar a produtividade e evitar problemas que possam causar grandes prejuízos.
E uma das áreas que mais merecem a atenção dos gestores é a de TI. Afinal, são as tecnologias que dão suporte aos outros departamentos. E nessa área, algo que deve ser muito bem gerenciado é o inventário de TI.
Com uma gestão de ativos de TI altamente eficiente, qualquer empresa consegue ganhar fôlego para atravessar a crise sem grandes dificuldades.
A seguir, mostraremos como a gestão de ativos de TI eficiente ajuda a driblar a crise. No final, explicaremos como exatamente fazer uma gestão altamente eficaz.
Mas afinal, como uma gestão eficiente ajuda a driblar a crise?
Das seguintes formas:
Reduzindo os custos com TI
Em épocas de recessão econômica, a política de redução de custos é intensificada.
Com uma gestão de infraestrutura de TI eficiente, a equipe consegue:
- Eliminar licenças de softwares que não são mais utilizadas;
- Desinstalar softwares e impedir que eles consumam o poder de computação e armazenamento dos computadores;
- Verificar os períodos em que os computadores não são utilizados para desligá-los e reduzir o consumo de energia elétrica;
- Evitar a aquisição de hardwares e softwares desnecessários;
- Evitar multas relacionadas à utilização inadequada dos softwares.
Isso sem contar a redução das chances de ciberataques ocorrerem, devido à atualização dos sistemas operacionais, softwares e antivírus.
Dessa forma, uma grande economia é gerada, o que ajuda o caixa da empresa a operar com uma maior folga.
Resolvendo problemas de forma proativa
Problemas, por menores que sejam, geram prejuízos.
Um exemplo de problema é a não substituição de uma impressora que está apresentado falhas. Quanto mais tempo a equipe leva para fazer essa substituição, mais a produtividade do time que a utiliza será afetada.
E, com isso, muitos prejuízos serão gerados para a empresa – algo extremamente ruim principalmente em épocas de crise.
Outro exemplo é a não atualização de um software que a equipe de contabilidade utiliza. Sem essa atualização, ela não poderá utilizar novos recursos e ferramentas, o que também afetará a sua produtividade e os resultados da empresa.
Mas ao resolver problemas de forma proativa, a equipe de TI consegue eliminá-los antes que aconteçam.
Assim, nenhuma operação da empresa é afetada, os departamentos conseguem trabalhar normalmente e grandes prejuízos não são gerados.
Reduzindo o número de chamados técnicos
Uma grande quantidade de chamados técnicos é resultada da não resolução de problemas de forma proativa.
Imagine a seguinte situação:
Um colaborador do departamento de marketing estava realizando um projeto cujo prazo de entrega estava expirando. Horas antes do prazo acabar, o HD que ele estava utilizando atinge a capacidade máxima.
Isso o leva a abrir um chamado técnico. E enquanto a equipe de TI está resolvendo o problema, o colaborador está parado – algo que reduz a sua produtividade e contribui para o atraso na entrega do projeto.
Esse simples problema impacta negativamente nos resultados da empresa e a impede de contornar a crise de forma eficiente.
Ele poderia ter sido evitado se a equipe de TI soubesse que a capacidade do HD estava próxima de atingir a capacidade máxima e o trocasse. Assim, o colaborador não seria afetado e um chamado não seria aberto.
Quanto menos proativo um time de TI é, mais chamados técnicos são abertos. E um grande número de chamados:
- Aumenta o tempo de resolução dos chamados;
- Impacta na produtividade dos colaboradores que abriram os chamados;
- Reduz a produtividade do departamento de TI e o impede de agir de forma estratégica;
- Aumenta a carga de trabalho dos profissionais de TI, deixando-os mais suscetíveis a erros;
- Impacta diretamente no caixa da empresa.
Então, outra forma da gestão de infraestrutura de TI eficiente ajudar a contornar a crise é reduzindo chamados técnicos.
Mas como realizar uma gestão de ativos de TI eficiente?
É impossível uma equipe realizar uma gestão eficiente de forma manual, utilizando planilhas do Excel, por exemplo.
A única maneira de fazer um gerenciamento realmente eficaz é utilizando um software de gestão de infraestrutura de TI, como o Force1, oferecido pela Magma3.
Esse software coleta automaticamente dados do inventário de TI, os analisa e corrige não-conformidades que podem causar problemas.
Além disso, ele mantém a equipe sempre atualizada acerca de tudo o que acontece na infraestrutura, para que ela possa tomar medidas proativamente e reduzir os chamados técnicos de TI.
Assim, uma gestão de ativos de TI eficiente é realizada e a empresa consegue driblar a crise sem grandes dificuldades.
Viu só de quantas formas uma gestão de ativos de TI eficiente ajuda a driblar a crise? Então aproveite para conhecer o Force1 e ou entrar em contato conosco para tirar as suas dúvidas!