DLP – Como essa solução colabora com a manutenção de LGPD?

Confira nossos ultimos posts no Instagram!

DLP - Como essa solução colabora com a manutenção de LGPD?

Quer saber o que uma solução de DLP pode colaborar com a manutenção de LGPD? Entender para que servem? Quer saber como proteger suas informações de forma segura?

Então, no post de hoje iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre como uma solução de DLP colabora com a manutenção de LGPD. Além disso, com informações sobre as suas principais especificações e dicas que irão facilitar esse processo para você.

Dessa forma, confira agora tudo o que você precisa saber sobre uma solução de DLP:

O que é uma solução de DLP?

A DLP, Data Loss Prevention, é uma solução usada com foco em prevenir a perda de dados. Portanto, utilizada na descoberta de dados em repouso, monitoramento dos dados em tráfego e bloqueio das informações por acessos indevidos.

A análise se baseia em política de regras que definirão as ações tomadas após a identificação de uma correspondência. A realização de bloqueios, quarentena, notificação e e emails são as ações mais tomadas pelas DLP.

Sendo assim, existem vários tipos de DLP direcionadas para várias perspectivas. Mas cada uma com uma mesma função, que é a proteção de dados.

Vantagens de adotar o DLP

De forma objetiva, confira quais sãs as principais vantagens do DLP:

  • Informações controladas.
  • Recursos para a identificação dos dados.
  • Controla todos os arquivos;
  • Organização de políticas de segurança da informação;
  • Protege contra riscos internos e externos;
  • Solucionar falhas e vulnerabilidade;
  • Proporcionam ganhos reputacionais.

Quais as políticas e regras do DLP?

O que uma solução de DLP colabora com a manutenção de LGPD?

As políticas de DLP podem ser constituídas por uma ou mais regras com componentes de detecção. Esses componentes são desde palavras chaves expressões regulares a arquivos index e leitura de digitação.

Nas políticas será definido o que deve ser monitorado pelo DLP. Como por exemplo, como será e para quais usuários serão feitos. Há também a existência de resposta onde vai ser notificado ao usuário agressor que ele está violando uma política DLP.

Então, confira agora quais são os principais tipos de proteção e detecção do DLP:

Proteção de informações em estações de trabalho:

Nas estações de trabalho é realizado todo o monitoramento e a prevenção de perda de dados dos principais canais de saída de materiais, como tráfegos para sites e e-mails. Aliás, todas essas saídas são controladas em tempo real. Tendo, dessa forma, um agente instalado no terminal do trabalho.

Esse recurso é abordado como um dos principais. Pois é por ele que o usuário efetua a manipulação das informações confidenciais da empresa.

Detecção de acidentes baseados em conteúdo:

Esse método é utilizado em regras para a localização de arquivos para localização de palavras chave, frases, expressões regulares, entre outros. As opções são as mais variadas, inclusive podendo detectar por assinatura de arquivo.

É um método mais seguro. Afinal, irá identificar, analisar e validar se o indivíduo é quem ele diz ser. Ainda, na troca da extensão do arquivo.

Detecção baseada em dados não estruturados:

Esse é o método mais usado por todas as organizações, porque nele qualquer arquivo não possui delimitador ou segmentação. Um grande exemplo são os arquivos de relatórios gerenciais de uma determinada estação.

Neles, o DLP vai indexar os arquivos através de sua tecnologia exclusiva, reduzindo o tamanho em efeitos drásticos. Após isso, o próximo passo são as análises com base em exposição. Principalmente no caso de um usuário agressor tentar realizar uma ação com metade do arquivo, por exemplo.

Detecção baseada em dados estruturados:

Já na detecção baseada em dados estruturados, a informação delimitada e segmentada através de padrões, precisa ser levada em consideração. Esses padrões podem ser uma planilha de informações dos funcionários por meio de uma coluna ou informações de uma tabela de dados.

No caso dos dados estruturados, a DLP efetua a indexação igual é realizado no método de dados não estruturados, com diferença apenas na configuração.

A solução de DLP é importante para as organizações?

O que uma solução de DLP colabora com a manutenção de LGPD?

Sim, a solução de DLP é muito necessária para ter a visibilidade do que acontece com os dados confidenciais das empresas. A DLP é uma opção estratégica para as organizações e se projeta como uma das melhores escolhas a ser feita.

Você deve lembrar que a DLP precisa de acompanhamento contínuo. Por isso, é importante o investimento em funcionários que tenham experiência com a solução para realizar a criação, configurações e avaliação de melhorias.

E afinal, o que é uma LGPD?

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, é, na verdade, uma nova legislação, sancionada no ano de 2018, mas que só entrou em vigor em 2020. A partir dela, as empresas terão que adotar algumas novas políticas para cuidar dos dados de terceirizados.

As empresas só poderão manter os dados de clientes ou colaboradores com autorização expressa por essas pessoas. Há uma multa de 2% do valor total do faturamento das empresas para quem não cumprir todas as regras.

Qual a relação entre DLP e LGPD?

A relação entre os dois está relacionada, porque a solução de DLP pode ajudar no cumprimento da lei. Já que tem contato direto com os dados e informações de todos os contribuintes.

A LGPD possui exigências sobre as perdas de dados, multando todos os que não seguirem essas regras. Com a adoção do DLP evita-se que isso aconteça, deixando as organizações mais seguras.

Além da capacidade do DLP simplificar o mapeamento e a proteção de dados sensíveis. Sendo assim, poderá cumprir com excelência a LGPD. Afinal, nada pode passar de forma despercebida.

Qual é a importância do DLP para seguir a LGPD?

É de extrema importância para que as empresas cumpram a LGPD. Ao assumir esse recurso, a empresa terá mais facilidade para realizar o registro e o comando dos dados, para que tudo seja feito dentro da legalidade, no que se refere às políticas e ao controle de acesso.

As plataformas de DLP conjunta a LGPD identificam os casos de insegurança de dados, verificam os registros e adotam estratégias necessárias para que os riscos sejam abafados.

Magma3

Confira mais dicas para sua Tranformação