5 objetivos que o Sistema de Inventário de TI ajuda a atingir
Toda empresa possui objetivos a serem alcançados.
E para se atingir tais objetivos, é preciso fazer um bom planejamento, contar com o apoio de todos do time e utilizar ferramentas que facilitem o processo.
No departamento de TI, uma das ferramentas que podem ser utilizadas é o sistema de inventário de TI.
A seguir, mostraremos 5 objetivos que o software de gestão de infraestrutura de TI pode ajudar a atingir.
Reduzir custos
Reduzir custos é uma das principais metas das empresas, principalmente em épocas de crise.
No departamento de TI, o sistema de inventário ajuda a reduzir custos:
Reduzindo o número de chamados técnicos de TI;
Evitando a aquisição de hardwares e softwares desnecessários;
Eliminando licenças de softwares que não são mais utilizadas;
Desligando os computadores em períodos em que eles não são utilizados, para economizar energia elétrica;
Evitando multas relacionadas à utilização inadequada dos softwares;
Entre várias outras formas.
Dessa forma, recursos são poupados e o caixa da empresa é aliviado.
Aumentar a segurança
Aumentar a segurança da infraestrutura de TI é outro grande objetivo das empresas, já que, a cada dia que passa, o número de ciberataques cresce.
E um ciberataque pode causar grandes prejuízos e até jogar a empresa para fora do mercado.
O sistema de inventário de TI ajuda a aumentar a segurança:
Auxiliando na verificação do cumprimento das políticas de segurança;
Assegurando que todos os softwares e sistemas operacionais estão devidamente atualizados;
Eliminando programas não-autorizados;
Monitorando as ações de cada colaborador;
Entre várias outras maneiras.
Dessa forma, o nível de segurança da infraestrutura aumenta e ciberataques e grandes prejuízos são evitados.
Reduzir o número de chamados técnicos
Uma das formas de reduzir chamados técnicos de TI é prevendo os possíveis problemas que podem ocorrer.
O sistema de inventário de TI faz isso, ao monitorar os ativos o tempo todo.
Dessa forma, ele consegue saber, por exemplo, qual software precisará ser atualizado e qual HD atingirá sua capacidade máxima de armazenamento.
E ao detectar isso, ele alerta a equipe de TI, para ela realizar a tarefa antes do problema ocorrer e um chamado técnico ser aberto.
Isso permite que o time aja de forma proativa e reduza drasticamente o número de chamados técnicos.
Aumentar a produtividade da equipe de TI
Estes são dois fatores que diminuem a produtividade do time de TI:
Realizar tarefas manualmente;
Não prever o surgimento de problemas, o que aumenta o número de chamados técnicos.
O sistema de inventário de TI automatiza a realização de algumas tarefas, como instalar softwares e suas respectivas atualizações.
E conforme dissemos anteriormente, ele alerta sobre o possível surgimento de problemas, como um HD cuja capacidade de armazenamento está quase no fim e a não atualização de um software.
Com isso, a produtividade da equipe é aumentada e ela pode passar a se concentrar em tarefas mais importantes.
Ganhar vantagens competitivas no mercado
Para uma empresa ganhar vantagens competitivas e se destacar no mercado, ela precisa:
Reduzir custos;
Aumentar a produtividade da equipe;
Aumentar a segurança;
Inovar mais e agir de forma estratégica.
O sistema de inventário de TI ajuda nisso.
Ao reduzir o número de chamados técnicos, automatizar tarefas e permitir que a equipe de TI aja de forma proativa e estratégica, ele acaba tornando o departamento de TI muito mais eficiente.
E um departamento de TI eficiente, cujos custos são baixos, a segurança é alta e a produtividade da equipe é elevada, contribui para a geração de vantagens competitivas e o atingimento de melhores resultados.
Viu só quantos objetivos o sistema de inventário de TI ajuda a atingir? Então aproveite para conhecer o Force1, oferecido pela Magma3!