Redução dos chamados técnicos de TI

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Redução dos chamados técnicos de TI

A proatividade é benéfica em várias situações da nossa vida. A manutenção preventiva do automóvel, por exemplo, é uma medida proativa que pode evitar possíveis problemas de desempenho ou mesmo acidentes.

Outro exemplo é os cuidados com a saúde, com a prática de exercícios físicos, a realização de exames de rotina e a boa alimentação. Quem faz tudo isso consegue evitar possíveis problemas de saúde.

A proatividade é algo importante também para os departamentos de TI, principalmente no que diz respeito ao atendimento aos chamados técnicos de TI.

Isso porque, na maioria dos departamentos, os profissionais só deixam para fazer a troca de um HD, por exemplo, quando ele pára de funcionar. O ideal seria que eles já soubessem que o HD estava com defeito para o trocarem antes dele parar completamente e o colaborador que o utiliza fazer um chamado.

No post de hoje, falaremos justamente sobre a importância da proatividade e como ela pode reduzir o número de chamados técnicos de TI na sua empresa.

 

Os problemas que a falta de proatividade gera

Veja os principais problemas:

  • Aumenta o tempo dos chamados técnicos de TI e, consequentemente, o número de chamados;
  • Impacta o trabalho dos colaboradores que usam os computadores em que os ativos de TI estão instalados, reduzindo a sua produtividade;
  • Gera prejuízos financeiros para a empresa.

É por isso que a proatividade é tão importante. Para ser proativo, um profissional precisa detectar um problema e resolvê-lo rapidamente, para que ele não cause um impacto e faça o colaborador abrir um chamado técnico de TI.

Seguem alguns exemplos de proatividade:

  • Atualizar um software de contabilidade assim que a nova versão for disponibilizada pelo fornecedor, para que os profissionais de contabilidade utilizem um sistema devidamente atualizado e com novas ferramentas;
  • Trocar um HD cuja capacidade de armazenamento está quase no final, para que o colaborador que utiliza o computador em que ele está instalado não seja impactado por uma substituição na hora do seu trabalho;
  • Atualizar o antivírus e suas vacinas assim que forem lançadas, para que não haja risco do computador ser infectado por uma ameaça que a versão anterior não era capaz de detectar e eliminar do sistema;
  • Substituir um processador antigo por um novo, para que ele apóie as atividades de um colaborador cujo trabalho será intensificado e precisa de um computador mais rápido e eficiente.

O que fazer para tornar o departamento de TI proativo

A proatividade exige:

  • A rápida localização dos ativos de TI que precisam ser verificados;
  • A tomada rápida das medidas.

E isso deve ser feito na hora em que o hardware começar a apresentar um baixo desempenho ou um software precisar de atualização.

Mas, em muitas empresas, os profissionais de TI podem não ter conhecimento desses problemas assim que eles surgem. Isso porque, para isso, eles precisariam analisar os hardwares e softwares instalados em cada computador da empresa, um trabalho que leva muito tempo e é completamente inviável para o departamento de TI.

Mas há como ser proativo de outra forma: utilizando um sistema de inventário de TI. Com ele, os profissionais conseguem analisar hardwares e softwares remotamente, sem precisar avaliar o seu desempenho pessoalmente. E no caso das atualizações de software, elas são realizadas automaticamente pelo próprio sistema.

Nos dias de hoje, essa é a melhor solução que os departamentos de TI têm a sua disposição para serem proativos, reduzirem drasticamente o número de chamados técnicos e obterem melhores resultados.

Viu só o quão importante é a proatividade? Se quiser saber como a nossa solução Force1 pode se adaptar ao seu departamento de TI e ajudá-lo a se tornar proativo, entre em contato conosco!

 

 

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