Qual o ROI gerado por uma ferramenta de gestão de ativos de TI?

Confira nossos ultimos posts no Instagram!

Magma3

Qual o ROI gerado por uma ferramenta de gestão de ativos de TI?

A adoção de novas tecnologias é uma empreitada muito importante, que requer a atenção dos gestores TI. Isso porque as tecnologias demandam significativos investimentos, que devem gerar algum tipo de retorno para justificar a sua implantação. E uma das melhores formas de verificar se um investimento gerará retorno para a empresa é calculando o seu ROI (Return on Investment ou, no português, Retorno Sobre o Investimento).

O ROI, além de mostrar o valor real da adoção de uma determinada tecnologia para uma empresa também demostra os benefícios que ela gerará em curto, médio e longos prazos. Provando se o projeto de implementação é viável ou não. E uma das tecnologias possíveis de se medir o ROI é justamente o software de gestão de ativos de TI. Se você está pensando em adotá-lo, então não deixe de ver o nosso post de hoje.

A seguir, falaremos sobre os retornos, tanto a curto como a médio e longo prazo, que um sistema de gestão de ativos de TI pode gerar para a sua empresa. Confira:

 

ROI em curto prazo de um Sistema de Gestão de Ativos de TI

Alavancagem da produtividade de todos da equipe

O primeiro retorno gerado pelo software de gestão de ativos de TI é o aumento da produtividade do pessoal do departamento de TI. Isso porque ele possibilita a instalação automatizada de softwares e permite que os colaboradores configurem os computadores da empresa de maneira remota. Sem precisar estar presente no ambiente empresarial. Esse sistema também ajuda a equipe de TI a agir de maneira proativa.

Ao terem acesso às dezenas de políticas de conformidade, os profissionais podem analisar toda a infraestrutura de TI, fazer um checklist completo e antecipar problemas – que muito provavelmente se tornariam chamados técnicos. O sistema de gestão também gera relatórios que os gestores podem utilizar para analisar e aumentar a produtividade da equipe de outros setores da empresa, como marketing, atendimento e vendas.

 

Minimização de riscos e perdas

Se uma empresa depende da internet para realizar alguma atividade, então ela está exposta a um grande risco. E se este vir a concretizar, ela pode ser posta para fora do mercado. Outro rápido retorno que o sistema de gestão de ativos de TI proporciona é o aumento da proteção do ambiente empresarial por meio da implementação de rígidas políticas de segurança, que minimizam os riscos dela ser impactada por vírus ou ataques.

 

Redução de despesas e investimentos desnecessários

O software disponibiliza vários inventários, que ajudam os gestores a reduzir despesas e não investir mais do que o necessário. O inventário de energia, por exemplo, indica os computadores que permanecem ligados mesmo quando não estão sendo utilizados, e auxilia na redução das despesas com energia. Já o inventário de hardware avalia a performance dos computadores e indica se há ou não a necessidade de comprar novos.

 

ROI em médios e longos prazos de um Sistema de Gestão de Ativos de TI

Aumento da capacidade de inovação

Com a redução do número de chamados técnicos e a automatização de tarefas que levam horas para serem concluídas. Os colaboradores da área de TI conseguem ter mais tempo para inovar. E ao aumentar a sua capacidade de inovação, eles podem desenvolver produtos, serviços, processos ou soluções que sejam únicas no mercado. Estas atividades, consideradas estratégicas, geram muito valor para o negócio em médio e longo prazo.

 

Ganho de vantagens competitivas no mercado

Ao melhorar continuamente os processos internos do departamento de TI, a ferramenta de gestão de ativos de TI gera para a empresa importantes vantagens competitivas, já que os custos com as tecnologias serão reduzidos e a produtividade da equipe será aumentada. E estas vantagens serão muito importantes para elas ocuparem uma posição à frente de seus concorrentes no mercado competitivo da atualidade.

É importante lembrarmos que, apesar do ROI poder ser calculado de várias formas diferentes, a fórmula básica consiste em dividir o retorno obtido sobre o total investido. Quanto ao retorno obtido com a adoção do sistema, ele pode ser calculado com base nos diferentes tipos de retorno listados anteriormente. Cabe ao gestor analisar a redução de custos, ou os ganhos com o aumento da produtividade, para quantificar o retorno.

Viu só quanto retorno o investimento em um sistema de gestão de ativos de TI pode gerar para a sua empresa? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre o ROI gerado por este software, aproveite para entrar em contato conosco ou calcule o ROI do seu negócio.

Confira mais dicas para sua Tranformação