Quais as vantagens de fazer a gestão de ativos de TI utilizando um sistema de inventario?
Vantagens de fazer a gestão de ativos de TI
Qual o impacto de uma mudança em seu ambiente de TI? Quantos computadores estão sem garantia neste momento? Quantas cópias de um determinado software estão instaladas? Quantas licenças ainda estão disponíveis?
Essas são algumas das perguntas que muitos gestores de TI podem fazer, mas sem resposta, quando percebem que não têm uma gestão de ativos de TI.
Apesar que existam muitas empresas que façam toda sua gestão de ativos de TI em planilhas Excel este tipo de controle não é eficiente. De maneira geral, este tipo de gestão pode acabar mais atrapalhando que ajudando, dependendo de quanto os dados estão em dia. Por esse motivo, para se realizar uma boa gestão de ativos de TI, o ideal é contar com uma ótima solução de inventário de TI, que atue de forma automatizada com dados atualizados e realistas dos ativos. Veja, no artigo de hoje, quais as vantagens de fazer a gestão de ativos de TI utilizando um sistema de inventário. Então, vamos lá?
O desafio de conhecer os ativos de TI
Quando não se utiliza uma solução automatizada, embora possível, a gestão de ativos de TI é um grande desafio para as organizações. Para entender melhor as implicações de um controle manual, o primeiro passo é compreender o que são os ativos de TI e quais são os problemas que podem acontecer, quando temos uma gestão de ativos ineficiente.
Os ativos de TI são todos os recursos que contribuem para um serviço de TI. Eles podem ser tecnológicos (software e hardware) e não tecnológicos (pessoas, ambiente e processos). A gestão dos ativos de TI com foco nos ativos tecnológicos garante que, durante todo seu ciclo de vida, softwares e hardwares sejam monitorados e acompanhados. Assim, permitindo um adequado planejamento de suas aquisições, sua rastreabilidade, otimização de uso, uma maior disponibilidade e até mesmo um descarte apropriado no momento correto.
Portanto, uma gestão inadequada desses ativos pode resultar em desperdícios decorrentes de investimentos inapropriados e até mesmo expor a empresa a sérios riscos, como no caso do uso indevido de licenças de software, em desacordo com as quantidades licenciadas.
Automatizando o processo
Ao automatizar o processo de inventário de ativos de TI sua gestão tem significativos ganhos. Confira algumas destas vantagens abaixo:
- Menos problemas técnicos: o mapeamento dos equipamentos permite que a empresa saiba quais equipamentos estão em uso, onde e por quanto tempo. Dessa forma, é possível saber o momento adequado de sua troca, assim, evitando problemas técnicos decorrentes do desgaste.
- Controle do uso: ao saber que software está sendo usado em que equipamento é possível evitar situações de uso em desacordo com as regras da licença. Da mesma forma, o inventário permite compreender como o hardware é utilizado, ajustando as políticas de uso para evitar degradação precoce decorrente de uso indevido.
- Aumento da vida útil: ativos inventariados são mais fáceis de serem mantidos, assim, são tomados todos os cuidados, conforme recomendado pelos respectivos fabricantes.
- Soluções melhores: conhecer a realidade de seus ativos por meio de um inventário completo e atualizado permite que a empresa determine as melhores soluções para cada tipo de problema envolvendo esses ativos. Isso permite, por exemplo, um melhor planejamento de uma atualização de software ou a integração a um novo tipo de hardware, como um novo modelo de impressora, por exemplo.
Sua empresa já está com seu inventário completo e atualizado? Valorize seus investimentos em TI e passe a contar com um sistema de inventário que permita uma ótima gestão de seus ativos de TI. Confira como a Magma3 pode auxiliar com sua solução Force1.