fbpx
 

O que é DLP? -

Outubro 8, 2021by Magma30

Você sabe o que é DLP ou para o que serve? Sabe porque tantas empresas já estão começando a utilizá-lo? 

Veja no post de hoje tudo sobre isso e entenda como você pode se beneficiar:

O que é DLP? Para que serve?

O termo DLP é muito importante dentro da área de TI, já que, se trata de uma solução para garantir que haja a proteção de dados de uma empresa.

Mais especificamente falando, é ideal para prevenir que as suas informações sejam perdidas ou vazadas. E com isso, consequências maiores possam surgir.

É a sigla para Data Loss Prevention, que significa, dessa forma: Prevenção de Perda de Dados.

Entenda a seguir, porque é tão importante para você.

 

Qual a importância do DLP?

DLP

Toda empresa ou até mesmo pessoa física, tem informações importantes e que não podem cair na mão de qualquer pessoa, até mesmo por uma questão de uso indevido.

Um empreendimento, por exemplo, pode ter dados de seus clientes, estratégias comerciais, documentos confidenciais…. Ou seja, coisas que são muito importantes e que se devem respectivamente ao departamento privado daquele negócio.

Já uma pessoa, tem seus dados bancários, tem seus documentos e pode ter, inclusive, arquivos de seus clientes, quanto trabalha em um mercado autônomo.

Agora, imagine que as suas informações, essas que tem guardado com tanto afinco, sejam vazadas. Dessa forma, podendo prejudicar todo o seu comércio ou fazer com que tenha perdas inestimáveis. 

Você, por exemplo, pode ter altos prejuízos financeiros, uma vez que acessem a sua conta ou da sua empresa. Mas também, se perder seus clientes por não ter utilizado um mecanismo de segurança e assim, os dados deles acabarem na mão de cibercriminosos.

É por isso que você precisa fazer uso do DLP. É por isso que ele é tão importante e pode modificar completamente o funcionamento da sua proteção de dados da sua empresa.

 

Entenda ainda mais, no tópico seguinte, porque ter um sistema de segurança faz diferença:

Quais são os principais riscos de não proteger os dados da minha empresa?

Como destacamos no tópico anterior, existem muitos riscos que você precisa evitar e por isso, começar a aplicar um sistema como o DLP. Veja a seguir:

  • Você nunca sabe o que podem fazer com seus dados ou de seus clientes.
  • Suas informações podem valer muito no mercado, principalmente para seus concorrentes.
  • Podem invadir contas de banco e fazer um roubo.
  • Dados pessoais, como: endereço, número de celular, ambientes que frequenta, podem ser muito prejudiciais quando estão nas mãos de criminosos. Não apenas no mundo virtual, mas também fisicamente. 

 

Pensando nisso, você precisa entender um pouco mais sobre como o DLP  funciona e quais são os principais objetivos de usá-lo. Veja a seguir:

Como posso proteger minha empresa com DLP?

Sendo uma junção de práticas, o DLP tem um funcionamento bastante simples de entender. Portanto, muito eficiente.

Antes de qualquer coisa, ele identifica quais são os dados que precisam ser protegidos e em seguida, trabalha na proteção de cada um deles.

Esse serviço de identificação é uma das suas principais funções e vantagens, já que não pode ser feito sem um mecanismo de qualidade. Uma simples ferramenta dificilmente conseguirá separar os dados importantes de uma empresa. 

Afinal, é preciso pensar em quais são os dados que estão sendo utilizados, os que estão em stand-by e aqueles que estão em movimento (sendo abertos e enviados para diversos lugares.

Para executar essas atividades de prevenção, então, o DLP implanta agentes. Estes que, serão responsáveis por supervisionar todo o sistema e encontrar informações dignas a serem cuidadas.

Embora teoricamente essa pesquisa não pareça tão complicada, esse mecanismo faz uma procura muito profunda. Por isso, faz diversas análises nos arquivos.

Afinal, você provavelmente já perdeu arquivos muito importantes, ou até mesmo, se esqueceu de alguns deles.  Mas não é por isso que deixam de ser arriscados quando chegam nas mãos dos cibercriminosos.

 

Quais os benefícios do DLP?

DLP

Existem muitos benefícios em começar a utilizar o DLP como a solução para os seus problemas relacionados à segurança de dados e informações da sua empresa. 

Além de ser um método bastante aplicado e oferecer um mecanismo muito bom, você precisa ver, a seguir, mais alguns dos motivos pelos quais precisa utilizá-lo o quanto antes:

1 – Personalização:

Muitas pessoas não sabem que podem utilizar suas próprias combinações de regras, essas personalizadas, para que assim, consiga buscar dados específicos do seu empreendimento. 

Ou seja, se você quer separar e assegurar um tipo de arquivo, pode fazer uma configuração que vai permitir que isso aconteça.

2 – Melhor proteção do seu espaço de armazenamento:

Além disso, você também pode ter seu espaço de armazenamento muito mais protegido. Afinal, é onde guarda os arquivos mais importantes da sua empresa. Você com certeza precisa ter um cuidado especial com isso.

3 – Segurança é muito mais do que parece:

Quando falamos de segurança de dados e principalmente de crimes cibernéticos que podem acontecer, é natural que pareça algo de outro mundo e muito distante da sua realidade.

Mas não é exatamente dessa maneira que acontece. Você deve pensar que, naturalmente, são os arquivos e informações da sua empresa que compõem o seu empreendimento.

Além do mais, não é simplesmente: “Vazaram alguns arquivos e está tudo bem”.

Roubo de informações é algo extremamente perigoso, é algo que pode trazer seríssimas consequências. 

Então, o DLP é para uma segurança muito mais importante do que parece. 

Além do mais, muitas das vezes esses roubos são silenciosos e você pode descobrir apenas depois que já sofreu as consequências. Você realmente precisa, o quanto antes, se assegurar.

 

Como implantar no meu negócio?

Se você percebeu que precisa do DLP para o seu negócio e dessa forma, quer começar a implementá-lo, mas não sabe como. Então, não se preocupe.

Clique aqui e comece a assegurar a sua empresa da forma que ela realmente precisa.

Deixe seus dados guardados e sem risco de estarem amanhã, nas mãos de um criminoso.

A segurança da sua empresa depende estritamente de você!

 

https://magma3.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *