Como uma gestão de ativos de TI eficiente ajuda a driblar a crise?

Magma3

Como uma gestão de ativos de TI eficiente ajuda a driblar a crise?

Driblar a crise econômica.

Esse é um dos principais objetivos da maioria das empresas nos dias de hoje.

E principalmente em períodos de turbulência, a gestão eficiente de tudo o que acontece no negócio é fundamental para reduzir custos, aumentar a produtividade e evitar problemas que possam causar grandes prejuízos.

E uma das áreas que mais merecem a atenção dos gestores é a de TI. Afinal, são as tecnologias que dão suporte aos outros departamentos. E nessa área, algo que deve ser muito bem gerenciado é o inventário de TI.

Com uma gestão de ativos de TI altamente eficiente, qualquer empresa consegue ganhar fôlego para atravessar a crise sem grandes dificuldades.

A seguir, mostraremos como a gestão de ativos de TI eficiente ajuda a driblar a crise. No final, explicaremos como exatamente fazer uma gestão altamente eficaz.

 

Mas afinal, como uma gestão eficiente ajuda a driblar a crise?

Das seguintes formas:

Reduzindo os custos com TI

Em épocas de recessão econômica, a política de redução de custos é intensificada.

Com uma gestão de infraestrutura de TI eficiente, a equipe consegue:

  • Eliminar licenças de softwares que não são mais utilizadas;
  • Desinstalar softwares e impedir que eles consumam o poder de computação e armazenamento dos computadores;
  • Verificar os períodos em que os computadores não são utilizados para desligá-los e reduzir o consumo de energia elétrica;
  • Evitar a aquisição de hardwares e softwares desnecessários;
  • Evitar multas relacionadas à utilização inadequada dos softwares.

Isso sem contar a redução das chances de ciberataques ocorrerem, devido à atualização dos sistemas operacionais, softwares e antivírus.

Dessa forma, uma grande economia é gerada, o que ajuda o caixa da empresa a operar com uma maior folga.

 

Resolvendo problemas de forma proativa

Problemas, por menores que sejam, geram prejuízos.

Um exemplo de problema é a não substituição de uma impressora que está apresentado falhas. Quanto mais tempo a equipe leva para fazer essa substituição, mais a produtividade do time que a utiliza será afetada.

E, com isso, muitos prejuízos serão gerados para a empresa – algo extremamente ruim principalmente em épocas de crise.

Outro exemplo é a não atualização de um software que a equipe de contabilidade utiliza. Sem essa atualização, ela não poderá utilizar novos recursos e ferramentas, o que também afetará a sua produtividade e os resultados da empresa.

Mas ao resolver problemas de forma proativa, a equipe de TI consegue eliminá-los antes que aconteçam.

Assim, nenhuma operação da empresa é afetada, os departamentos conseguem trabalhar normalmente e grandes prejuízos não são gerados.

Reduzindo o número de chamados técnicos

Uma grande quantidade de chamados técnicos é resultada da não resolução de problemas de forma proativa.

Imagine a seguinte situação:

Um colaborador do departamento de marketing estava realizando um projeto cujo prazo de entrega estava expirando. Horas antes do prazo acabar, o HD que ele estava utilizando atinge a capacidade máxima.

Isso o leva a abrir um chamado técnico. E enquanto a equipe de TI está resolvendo o problema, o colaborador está parado – algo que reduz a sua produtividade e contribui para o atraso na entrega do projeto.

Esse simples problema impacta negativamente nos resultados da empresa e a impede de contornar a crise de forma eficiente.

Ele poderia ter sido evitado se a equipe de TI soubesse que a capacidade do HD estava próxima de atingir a capacidade máxima e o trocasse. Assim, o colaborador não seria afetado e um chamado não seria aberto.

Quanto menos proativo um time de TI é, mais chamados técnicos são abertos. E um grande número de chamados:

  • Aumenta o tempo de resolução dos chamados;
  • Impacta na produtividade dos colaboradores que abriram os chamados;
  • Reduz a produtividade do departamento de TI e o impede de agir de forma estratégica;
  • Aumenta a carga de trabalho dos profissionais de TI, deixando-os mais suscetíveis a erros;
  • Impacta diretamente no caixa da empresa.

Então, outra forma da gestão de infraestrutura de TI eficiente ajudar a contornar a crise é reduzindo chamados técnicos.

 

Mas como realizar uma gestão de ativos de TI eficiente?

É impossível uma equipe realizar uma gestão eficiente de forma manual, utilizando planilhas do Excel, por exemplo.

A única maneira de fazer um gerenciamento realmente eficaz é utilizando um software de gestão de infraestrutura de TI, como o Force1, oferecido pela Magma3.

Esse software coleta automaticamente dados do inventário de TI, os analisa e corrige não-conformidades que podem causar problemas.

Além disso, ele mantém a equipe sempre atualizada acerca de tudo o que acontece na infraestrutura, para que ela possa tomar medidas proativamente e reduzir os chamados técnicos de TI.

Assim, uma gestão de ativos de TI eficiente é realizada e a empresa consegue driblar a crise sem grandes dificuldades.

Viu só de quantas formas uma gestão de ativos de TI eficiente ajuda a driblar a crise? Então aproveite para conhecer o Force1 e ou entrar em contato conosco para tirar as suas dúvidas!

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