Cabeça de dono: Como se colocar no lugar dos donos da empresa e se destacar

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Cabeça de dono: Como se colocar no lugar dos donos da empresa e se destacar.

Cabeça de dono: Como se colocar no lugar dos donos da empresa e se destacar. Todo proprietário tem um cuidado especial com o negócio, é justamente essa mentalidade diferenciada, de quem deseja ver a empresa prosperar como um todo, garantindo estabilidade, lucro e crescimento.

Agora, imagine se todos os colaboradores e gestores de sua empresa tivessem esta mesma forma de pensar…

Neste artigo vamos mostrar que é possível estimular esse sentimento, confira!

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Para se colocar no lugar dos donos da empresa e se destacar, é importante compreender os objetivos e prioridades da empresa e trabalhar para alcançá-los de maneira eficiente e eficaz. Algumas dicas que podem ajudá-lo a se colocar no lugar dos donos da empresa e se destacar incluem:

  1. Compreenda os objetivos da empresa: Conhecer os objetivos e prioridades da empresa é fundamental para poder contribuir para o seu sucesso.
  2. Seja proativo: Mostre iniciativa e proponha soluções para os problemas que surgem.
  3. Faça um bom trabalho: Entregue trabalhos de qualidade e cumpra as suas responsabilidades de maneira eficiente e eficaz.
  4. Seja confiável: Seja uma pessoa confiável e que os donos da empresa possam contar para cumprir as suas responsabilidades e atingir os objetivos da empresa.
  5. Desenvolva suas habilidades: Busque oportunidades para aprender e se desenvolver, isso pode ajudá-lo a ser um profissional mais valioso para a empresa.
  6. Seja ético: Ética e integridade são valores fundamentais para qualquer empresa. Demonstre esses valores em todas as suas ações e decisões.

 

Estimule projetos paralelos e a criatividade

Outra forma de fomentar a atitude de dono em uma empresa é o intraempreendedorismo. Essa palavra difícil de falar descreve o comportamento de funcionários que estão sempre trazendo novas ideias e criando novos projetos. Eles são empreendedores, mas dentro da organização.

Este comportamento pode ser individual, vindo naturalmente de cada colaborador, ou ser parte da cultura da empresa, como é o caso da 3M e do Google.

Essas duas empresas incentivam que certa porcentagem do tempo de cada profissional seja investida em projetos paralelos ou “piratarias do bem”.

Lembre-se, os melhores líderes criam metas e deixam que os bons profissionais escolham o caminho a traçar. Resultados e ideias devem ser coletivos, somando habilidades e competências.

Afinal, o que é se posicionar como e ter uma cabeça de dono?

Também conhecida como ownership também pode incluir um senso de responsabilidade pelos resultados da empresa e pelo bem-estar dos colegas de trabalho.

Este desafio motiva os colaboradores. Alimentar uma cultura de ownership não é apenas a melhor forma de fazer sua empresa crescer, é também uma maneira de criar um ambiente de trabalho muito mais agradável e divertido.

 

Accountability e ownership são conceitos relacionados, mas diferentes.

Accountability é a responsabilidade de responder por suas ações e resultados. Isso significa que você é responsável por cumprir suas responsabilidades e atingir os objetivos que lhe foram confiados.

Ownership, por outro lado, é o senso de responsabilidade e compromisso em relação aos objetivos e resultados da empresa. Quando um funcionário tem um senso de ownership, ele age como se fosse um proprietário da empresa, tomando iniciativas e trabalhando de maneira proativa para atingir os objetivos da empresa.

Em resumo, accountability é a responsabilidade de responder por suas próprias ações, enquanto ownership é o senso de responsabilidade e compromisso em relação aos resultados da empresa como um todo.

 

Principais características do profissional com atitude de um líder

Algumas das características que um profissional com atitude de um líder pode ter incluem:

  • Tem interesse pela história da empresa;
  • Também demonstra interesse por outras áreas da organização que não a sua;
  • Apresenta vontade de estudar, aprender técnicas e executar tarefas que não estejam dentro de seu job description;
  • Tem um olhar curioso para as metas e métricas, tentando entendê-las para melhorá-las;
  • Consegue usar a crítica como um bom ponto de partida para a melhoria de números e processos;
  • Organiza-se para conseguir dar conta daquilo que é de sua responsabilidade e tentar entender os processos de outras áreas;
  • Sugere novas ideias sem esperar sua implementação imediata;
  • Quando percebe que ocorre algo incorreto fora de sua área, não hesita em ajudar;
  • Está aberto para escutar novas ideias;
  • Não se abate facilmente com erros e fracassos. 

Estar sempre a disposição

Quem tem o DNA da atitude de cabeça de dono sabe muito bem que o trabalho não pode ser algo superficial, isto é, entregar além do que foi pedido pode gerar ótimos resultados. As pessoas que se colocam à disposição dos gestores acabam ressaltando a proatividade e ficam mais propensas a compreender melhor as decisões.

De maneira geral, os colaboradores que se colocam na linha de frente são sempre aqueles que contam com ideias inovadoras e fazem de tudo para que a equipe tenha o valor reconhecido.

Diferentemente da popular “bajulação”, a proatividade mostra que a pessoa está realmente focada no trabalho e age em prol de todos.

A ferramenta de gestão que facilita a atitude de uma empresa

Existem diversas ferramentas de gestão que podem ajudar a promover a atitude de dono e aumentar a eficiência da empresa. Algumas dessas ferramentas incluem:

Sistemas de gerenciamento de projetos: Ferramentas podem ajudar a organizar e acompanhar o progresso de projetos.

  1. Sistemas de gerenciamento de tarefas: Ferramentas que podem ajudar a gerenciar e priorizar as tarefas diárias.
  2. Sistemas de gerenciamento de vendas: Ferramentas que podem ajudar a gerenciar o ciclo de vendas e acompanhar o progresso dos leads.
  3. Sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes: Ferramentas como o Zendesk ou o Freshdesk podem ajudar a gerenciar as interações com os clientes e aumentar a satisfação do cliente.
  4. Sistemas de gerenciamento de tempo: Ferramentas como o Toggl ou o Harvest podem ajudar a acompanhar o tempo gasto em projetos e tarefas, o que pode ajudar a aumentar a eficiência.

Agora imagine poder ter uma ferramenta que vai ajudar a sua empresa entender não só o lado operacional mas o lado humanizado para melhor o entendimento e poder ter melhorias no desempenho dos funcionários baseados em dados, isso mesmo, as dores, as dificuldades da sua equipe, tudo isso em um solução completa de um ecossistema que mudará a percepção na hora de tomar decisões dentro da sua empresa.

A Magma3 criou uma solução completa para sua empresa chamada BlueSky.

 

Conheça a solução BlueSky

O BlueSky tem uma preocupação em criar e manter um ambiente humanizado nas empresas, pois entendemos a relevância de um clima organizacional positivo, com sensação de bem-estar e qualidade de vida, onde acreditamos em agregar valores importantes para as pessoas em qualquer organização.

 

A partir dessa premissa de empresas humanizadas, pesquisadores como Vergara & Blanco falam que:

“promover a melhoria na qualidade de vida e de trabalho, visando à construção de relações mais democráticas e justas, mitigam as desigualdades e diferenças de raça, sexo ou credo, além de contribuírem para o desenvolvimento e crescimento das pessoas (2001)”.

Então para manter esses princípios éticos apresentamos quatro módulos que iniciam o BlueSky – mais pelo outro, e juntos se comunicam de forma orgânica:

Com isso o entendimento pelos líderes/gestores da organização, quanto a possibilidade de treinamentos e do desenvolvimento da cultura organizacional, assim contribuindo para diminuir custos e aumentar a produtividade.

Ficou curioso para conhecer mais sobre a nova funcionalidade da nossa ferramenta?

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www.magma3.com.br

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